quarta-feira, 29 de abril de 2015

PRIMEIRO DE MAIO EM PINDORAMA


Aí gente  ,  previsto está para o próximo primeiro de maio – Dia Mundial do Trabalho – comemorações ,  as mais variadas ,  em toda Pindorama que vive momentos de  uma acalmia inquietante . Desta feita panelas e buzinas podem compor de forma ordeira e pacífica o rol de artefatos com vistas a abrilhantar o tão aguardado  evento com uma bela sinfonia popular   .  O governo colocado entre as cordas na refrega política  diz que apenas ouvirá os brados do paciente  e bovino  povo   .
 A história conta que tudo teve início em 01 de maio de 1886 em meio a uma grande greve geral  dos trabalhadores de Chicago nos Estados Unidos  que buscavam  a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias . Em seguida ocorreu um confronto com forças policiais que resultou na morte de alguns manifestantes   .  Num novo embate ocorrido em 04 de maio  do mesmo ano  pereceram sete policias por conta de bombas caseiras lançadas por  populares  .  A resposta rápida dos policiais resultou na morte de doze trabalhadores e de dezenas de  feridos .
A Segunda Internacional  Socialista ocorrida no dia 20 de junho de 1889 em Paris institui o Dia Mundial do Trabalho  em primeiro de maio de cada ano . A oficialização da data no Brasil se dá em  1925 no governo do presidente Artur Bernardes .
 A memória  de Bertolt Brecht (1898 – 1956 ) , dramaturgo e poeta alemão em sua larga genialidade  serve  bem para acompanhar as reflexões nesta tão significativa data para todos os  trabalhadores  :
“  Nossos  inimigos dizem : a luta terminou / mas nós dizemos : ela começou / nossos inimigos dizem : a verdade está liquidada / mas nós dizemos :  nós ainda a conhecemos / nossos inimigos dizem : mesmo que ainda se conheça a verdade , ela não pode mais ser divulgada / mas nós a divulgamos “ .
“ Eu vivo num tempo sem sol / uma linguagem sem malícia é sinal de estupidez / uma testa sem rugas é sinal de indiferença / aquele que ri ainda não recebeu a terrível notícia / que tempos são esses , quando falar sobre árvores é quase um crime , pois significa silenciar sobre tanta injustiça ! / aquele que cruza tranquilamente a rua já está então inacessível aos amigos que se encontram necessitados ? / é  verdade : eu ainda ganho o bastante para viver , mas acreditem : é por acaso / nada do que eu faço me dá o direito de comer quando tenho fome / por acaso eu estou sendo poupado ( se minha sorte me deixa , estou perdido ) / me dizem : come e bebe ! / fica feliz por teres o que tens! / mas como é que eu posso comer e beber / se a comida que eu como, eu tiro de quem tem fome ? /  se o copo de água que eu bebo , faz falta a quem tem sede ? / mas apesar disso, eu continuo comendo e bebendo / eu queria ser um sábio /  nos livros antigos está escrito o que é a sabedoria : se manter afastado dos problemas do mundo / e sem medo , passar o tempo que se tem para viver na terra / seguir seu caminho sem violência / pagar o mal com o bem / não satisfazer os desejos , mas esquece –los / sabedoria é isso / mas eu  não consigo agir assim / é verdade , eu vivo num tempo sem sol  ! / eu vim para a cidade no tempo da  desordem /quando a fome imperava / eu vim para o convívio dos homens no tempo da revolta /  e me revoltei ao lado deles / assim se passou o tempo que me foi dado viver sobre a terra /  eu comi o meu pão no meio das batalhas / para dormir eu me deitei entre os assassinos / fiz amor sem muita atenção e não tive paciência com a natureza / assim se passou o tempo que me foi dado viver  sobre a terra / vocês que vão emergir  das ondas em que nós perecemos / pensem , quando falarem de nossas fraquezas / nos tempos sem sol de que vocês tiveram a sorte de escapar / nós existíamos através  das lutas de classe / mudando  mais de país do que de sapatos / desesperados / quando  só   havia injustiça  e não havia revolta / nós sabemos  : o ódio contra a baixeza também endurece os rostos ! / a cólera contra a injustiça faz a voz ficar rouca / infelizmente  ,  nós , que queríamos preparar o terreno para a amizade não pudemos ser / nós mesmos  , bons amigos / mas vocês ,  quando chegar o tempo em que o homem seja amigo do homem , pensem em nós com um pouco de compreensão /  “ .
“ Do rio que tudo arrasta se diz que é violento  . Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem “ .
“ O  pior analfabeto é o analfabeto político / ele não ouve , não fala / nem participa dos acontecimentos políticos / ele não sabe que o custo da vida / o preço do feijão , do peixe , da farinha / do aluguel , do sapato  e do remédio / dependem das decisões políticas / o analfabeto político é tão burro que se orgulha / e estufa o peito dizendo / que odeia a política / não sabe o imbecil que / da sua ignorância política / nasce a prostituta , o menor abandonado  / e o pior de todos os bandidos : / o político vigarista , pilantra , corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais “ .
Um feliz Dia do Trabalho a todos neste  gigante deitado eternamente em berço  esplêndido ! .


Nenhum comentário:

Postar um comentário