O Polímata Rui Barbosa
" A falta de justiça, Srs. Senadores , é o grande mal da nossa terra , o mal dos males , a origem de todas as nossas infelicidades , a fonte de nosso descrédito, é a miséria suprema desta pobre nação.
A sua grande vergonha diante do estrangeiro , é aquilo que nos afasta os homens, os auxílios, os capitais .
A injustiça, Senhores, desanima o trabalho, a honestidade, o bem ; cresta em flor os espíritos dos moços , semeia no coração das gerações que vêm nascendo a semente da podridão, habitua os homens a não acreditar senão na estrela , na fortuna , no acaso , na loteria da sorte , promove a desonestidade, promove a veracidade...
De tanto ver triunfar as nulidades , de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem - se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude , a rir - se da honra , a ter vergonha de ser honesto...
E nessa destruição geral das nossas instituições, a maior de todas as ruínas, Senhores , é a ruína da justiça , colaboração pela ação dos homens públicos, pelo interesse dos nossos partidos , pela influência constante dos nossos Governos " .
Isto foi dito aos Senadores em 1914 e hoje em 2025 , quase nada mudou , e sim piorou , com a nação beirando uma ditadura e um consequente caos !
E , " sem outro gigante Rui Barbosa " !
Rui Barbosa , polímata brasileiro : jurista , advogado , político, diplomata, escritor, filólogo , jornalista, tradutor , e orador.
Um gigante abolicionista !
Ponto Final !
Nenhum comentário:
Postar um comentário