sábado, 12 de abril de 2025

 Dia 12 de Abril : Aos Obstetras e Residentes do HGF

Ser médico representa um ser humano completo , atuando nas ciências, como um profissional de qualidade e íntegro; dotado de bom coração e altos ideais ; na sociedade, como um honesto e eficaz cidadão .O vocábulo " médico" origina - se de " medere " que significa " curar " , e o prefixo " med " reflete a atitude de pensar ou meditar . Daí a ação de pensador e curador . O termo " doutor " significa mestre ou instrutor . Deste modo , deve ser aquele que sabe , aquele que previne , aquele que ordena e que cura . Faz - se árdua e nobre a tarefa .
Filisteus se enganam quando comparam o médico ao sal : branco , barato , e facilmente encontrado . Somos , sim , o sal da terra , aqueles de que falam as Sagradas Escrituras , os alicerces na preservação do divino milagre da vida . A ética, segundo Platão, é hábito, arte de fazer o bem , que torna bom tudo aquilo que é feito e quem o fez . A ciência nos atribui fortaleza , e não necessariamente melhores . O humanismo é quem nos torna cultos . Humanismo quer dizer cultura , compreensão do homem em suas aspirações e misérias; valorização do que é bom , o que é belo e justo na vida . Constitui , vale lembrar , uma etapa obrigatória na formação médica .
Caro colega, irmão ou irmã obstetra , presume- se que tenhas uma generosa e pura alma , e carregues no âmago de teu peito um franciscano amor a teus semelhantes . Vais , frequentemente , viver as madrugadas às claras , partejando , enquanto embalas o sono da humanidade . Que aprendas a segurar o choro e a inquietação diante da indesejada das gentes e dos demais dramas da vida . Saiba que não terás as prerrogativas de adoecer , nem de amolecer o teu cansado coração . Apiedo - me de ti , quando brotam de teus olhos , furtivas e incômodas lágrimas diante do sofrimento de teu senhor , a nobre criatura em apuros .
Cabe salientar que Hipócrates, o Pai da Medicina , nunca procurou endeusar a simples figura daquele que fica ao lado pelejando pela saúde de sua paciente .
Obstetrícia = Obstetrix = Estar ao lado .
Caso , mesmo tomando conhecimento de todos estes óbices, tu segues adiante com tua dura jornada de três turnos : Parabéns !
Saiba que , humildemente, sigo a teu lado , para o que der e vier .
Feliz Dia do Obstetra !
Hipócrates: O Pai da Medicina e seu Legado
google.com
Hipócrates: O Pai da Medicina e seu Legado
Encontrado no Google de portaldehomeopatia.com.br

sábado, 5 de abril de 2025

 São Pedro Abrindo as Torneiras no Meu Ceará 


Para Leila Carvalho 


Não bastasse a noite inteira caindo um pé d'água medonho em Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção , já no meio da manhã de hoje , e nada da carruagem do Rei - Sol passar espargindo ouro pra todo lado . Por favor , irmão - sol , faça uma trégua ! . Aposto - " É prego batido e ponta virada " - que o inverno pegou de vez . Vem logo na lembrança a figura plural do jornalista , advogado , professor , romancista e poeta cearense Jader Carvalho ( 1901 - 1985 ) , uma canora ave de nosso pedregoso, sofrido e amoroso chão sertanejo , riscando mais um brejeiro poema : Chove , Chuva ! 


" Chove , chuva ! 

Chuva , molha o algodoal ! 

Vem molhar , bem molhadinhos , 

Minha cansada fazenda ,

Meu ardente coração !

A água desce do serrote .

A água espuma no riacho .

A água esturra nos lajedos. 

A água se enrosca no açude , 

Depois de apagar estrelas ,

Depois de banhar o gado ,

Depois de tirar meu rastro 

Do terreiro de Maria .

Bastião convida a Zefa !


- Zefa , apaga a lamparina ,

Fecha logo a camarinha :

Cabem dois na mesma rede...

A seca levou irmãos 

Paraná chamou vaqueiros ,

Lavradores e vadios .

E o velho rio do Norte ,


Quer chova , quer faça sol ,

Hipnotiza de longe :

Ah , jiboia dos seiscentos !

A terra , Zefa , não pode ,

Não deve ficar sozinha . 

Bastião , a terra é ótima ,

Talvez a melhor do mundo :

- É bom não perder a chuva !

- Convém plantar um menino ! " .

domingo, 30 de março de 2025

 O Alienista e o Semideus de Araque 


Um dos maiores vultos das letras brasileiras,  o carioca Machado de Assis ( 1834 - 1908 ) , lançou no ano de 1882 , o conto " O Alienista " . A história transcorre no município de Itaguaí , no Rio de Janeiro , onde um certo esculápio,  o Dr. Simão Bacamarte , " filho da nobreza da terra e o maior dos médicos do Brasil,  de Portugal e das Espanhas " , entregou - se de corpo e alma ao estudo da ciência e da saúde das pessoas . Deste modo com a ajuda de estipêndios do poder público,  o Dr. Simão Bacamarte fundou um asilo em Itaguaí com o nome de " Casa Verde " para recolher das ruas os lunáticos da localidade . Aos poucos o dito abrigo foi recebendo cada vez mais criaturas tornando Itaguaí uma cidade quase fantasma . Logo formou - se uma rebelião contra o despótico doutor . Um belo dia correu a notícia que os ocupantes da Casa Verde ganhariam a liberdade e para o espanto de todos , o Dr. Simão Bacamarte mudara suas teorias acerca da loucura e da sanidade mental . Assim,  sem mais nem menos ,  o nobre esculápio tornou - se o único ocupante da Casa Verde , e ali morreu exatos dezessete meses depois do internamento solitário.  Muitos acreditam que nunca houve em Itaguaí nenhum louco além daquele ilustre Alienista,  o Dr. Simão Bacamarte. 


Agora em pleno século XXI,  numa pobre província vermelha situada abaixo do equador ,  uma estrambótica Casa de Reclusão do poder público alberga centenas de cidadãos que depredaram alguns prédios do governo , onde nenhum cidadão morreu , ou foi brutalizado . 

De pronto um servidor público graduado , doutor de beca negra , um verdadeiro semideus , tocando horror , recolhe à dita carceragem tais cidadãos desarmados , com penas elevadas , como aquelas dadas a criminosos  . Não se sabe ainda o epílogo desta tragédia bufa  , mas alguns conjecturam para o tal doutor de olhar crispante e de beca negra , um fim idêntico ao do Dr. Simão Bacamarte do aludido conto do " Alienista " do fenomenal Machado de Assis , o nosso bruxo do Cosme Velho . 

Existem dúvidas,  mas vamos esperar sentados para ver ! 

Cruz,  Credo , que sina !


sexta-feira, 28 de março de 2025

 Rui Barbosa  e Roberto Campos : Quanta Saudade ! 


 Rui Barbosa ( 1849 - 1923 ) , Político brasileiro , Jurista , Advogado ,  Diplomata , Escritor , Jornalista , Filólogo , Tradutor  e Orador . Nascido da Bahia , foi fundador da Academia Brasileira de Letras,  e seu presidente entre os anos de 1908 e 1919 .

Não há como não lembrar do sentimento patriótico do grande gênio baiano quando , hodiernamente assistimos ao debacle dos três podres poderes da República de Pindorama , irmanados e seguindo perigosamente para a beira do precipício. 

Como admitir normalidade , fatos escabrosos , à nossa volta,  quase a nos implorar,  de joelhos , um temerário golpe . 

Há que se aplicar , o mais rápido possível,  um amargo e poderoso remédio à nação moribunda , se é que ainda se dispõe de tempo .


" De tanto ver triunfar as nulidades ,

De tanto ver prosperar a desonra ,

De tanto ver crescer a injustiça ,

De tanto ver agigantarem - se os poderes

Nas mãos dos maus ,

O Homem chega a desanimar

Da verdade ,

A rir - se da honra , a ter vergonha de ser honesto . " 


Para encerrar , lembremos de outro gigante , Roberto Campos ( 1917 - 2001 ) , Economista,  Diplomata , Professor , Escritor , e Político brasileiro . Intelectual de vanguarda , ferino,  arguto , uma inteligência que hoje faz falta num Brasil apático,  anêmico e pobre , chafurdando na lama , mostrando riqueza , apenas , em líderes nanicos no Executivo , Legislativo e Judiciário .


" A primeira coisa a fazer é abandonarmos a chupeta das utopias em favor da bigorna do realismo ."


" Os comunistas brasileiros têm razão ao dizer que não é verdade que comam criancinhas.  No socialismo real,  a preferência é por matar adultos. " 


" No Brasil , a res publica é cosa nostra ".


" O socialismo é o Evangelho da inveja,  o credo  da ignorância e a dádiva do fracasso " .


Ponto Final !


domingo, 23 de março de 2025

 Carruagem do Sol Riscando o Céu no Mucuripe

" Só a Natureza é divina , e ela não é divina ...
Se falo dela como de um ente
É que para falar dela preciso usar da linguagem dos homens
Que dá personalidade às cousas,
E impõe nome às cousas.
Mas as cousas não têm nome nem personalidade :
Existem, e o céu é grande e a terra larga ,
E o nosso coração do tamanho de um punho fechado ...
Bendito seja eu por tudo quanto sei .
Gozo tudo isso como quem sabe que há o sol "
" Li hoje quase duas páginas
Do livro dum poeta místico,
E ri como quem tem chorado muito.
Os poetas místicos são filósofos doentes ,
E os filósofos são homens doidos .
Porque os poetas místicos dizem que as flores sentem
E dizem que as pedras têm alma
E que os rios têm êxtases ao luar .
Mas as flores ,se sentissem , não eram flores ,
Eram gente ;
E se as pedras tivessem alma , eram cousas vivas , não eram pedras ;
E se os rios tivessem êxtases ao luar ,
Os rios seriam homens doentes .
É preciso não saber o que são flores e pedras e rios
Para falar dos sentimentos deles .
Falar da alma das pedras, das flores , dos rios ,
É falar de si próprio e dos seus falsos pensamentos.
Graças a Deus que as pedras só são pedras .
E que os rios não são senão rios ,
E que as flores são apenas flores .
Por mim , escrevo a prosa dos meus versos
E fico contente,
Porque sei que compreendo a Natureza por fora ;
E não a compreendo por dentro;
Senão não era a Natureza ".
Poesia do bardo português Fernando Pessoa ( 1888 - 1935 ) .
Foto que ilustra o poema : fim de tarde deste
sábado no Mucuripe, Fortaleza.
Pode ser uma imagem de crepúsculo, oceano e horizonte

sábado, 15 de março de 2025

 Tempo Bonito de Chover no Meu Ceará 


" Nem uma nuvem pelo céu ! / e os olhos ansiosos do caboclo / lera, na impassibilidade do infinito/ o terrível destino do cearense ! / chupou no cachimbo longamente / e,  depois,  lá se foi / pela estrada poeirenta/ assobiando qualquer coisa que dizia - esperança/ mas , noutra manhã ao despertar/ o sertanejo escutou / de sua rede de algodão/ a polêmica dos sapos na lagoa / a cantiga da chuva nos caminhos / e o choro alegre dos rios nos grotões... / e , quando,  da porta de sua casa pobre / - para mim muito mais rica que um templo  ! - / e ele viu a vegetação ressuscitando / e as árvores engalanadas de folhas verdes / pôs a enxada no ombro  / beijou o filho e a esposa/ e seguiu para roça,  alegremente/ a cantar qualquer coisa que dizia - felicidade ! / ( A terra molhada pela chuva tinha o cheiro das mulheres do sertão  ... ).


Poema " Quando começou o inverno " , de autoria do cearense de Lavras da Mangabeira,  Filgueiras Lima ( 1909 - 1965 ). 


" Quando você for  se embora / moça branca como a neve / me leve / acaso você não possa me carregar pela mão/ menina branca de neve / me leve no coração/ se no coração não possa / por acaso me levar / moça de sonho e de neve / me leve no seu lembrar / e se aí também não possa / por tanta coisa que leve / já viva em seu pensamento/ menina branca de neve / me leve no esquecimento " 


" Cantiga para não morrer " , da autoria do poeta Ferreira Gullar ( 1930 - 2016 ) .


O momento mais importante é sempre o presente; a pessoa mais importante é a que está frente a ti ; a tarefa mais importante é sempre o amor . É simples assim,  não deixar o tempo fugir por entre os dedos , e saborear, sõfrego,  o néctar da vida , posto que,  amanhã a lua poderá em vão nos procurar ! ( Mestre Eckhardt - século XIII ) . 


Foto que ilustra o texto : noite chuvosa na Praça Rogério Froes,  em Fortaleza.

terça-feira, 4 de março de 2025

 Crepúsculo da Vida

" Pôr do Sol é metáfora poética, e se sentimos assim é porque sua beleza triste mora em nosso próprio corpo . Somos seres crepusculares . O crepúsculo é belo por causa do rio , o fluir do tempo faz as cores mudarem . A vida e a beleza só existem por causa da Morte que torna possível que elas dancem ."
Rubem Alves ( 1933 - 2014 ) .
" Olhe estas velhas árvores, mais belas
Do que as árvores moças, mais amigas ,
Tanto mais belas quanto mais antigas ,
Vencedoras da idade e das procelas .
O Homem , a fera e o inseto , à sombra delas
Vivem , livres da fome e das fadigas :
E em seus galhos abrigam - se as cantigas
E os amores das aves tagarelas .
Não choremos, amigo , a mocidade !
Envelheçamos rindo . Envelheçamos
Como as árvores fortes envelhecem ,
Na glória da alegria e da bondade ,
Agasalhando os pássaros nos ramos ,
Dando sombra e consolo aos que padecem "
Olavo Bilac ( 1865 - 1918 ) .
Foto que ilustra o texto : o crepúsculo do sol no Porto das Dunas , no litoral leste do Ceará.
Pode ser uma imagem de crepúsculo, horizonte, praia e natureza

segunda-feira, 3 de março de 2025

 Retiro Espiritual de Ana Lis

O Retiro Espiritual para jovens , representa uma breve pausa na rotina , e a reunião acontece numa expectativa de bem-estar numa conexão espiritual em plena intimidade com nosso Pai - Maior .
Faz - se uma aliança constando de :
- Atividade de lazer ;
- Momentos de oração e introspecção ;
- Relaxamento ;
- Grupo de estudos .
Neste encontro de irmandade , todos enfim , precisamos saber , amiúde, de onde viemos , escrutinando nosso passado ; saber para onde vamos , mirando vivamente nosso caminho ; e tendo ao nosso lado aqueles irmãos que nos são fiéis .
O limiar da adolescência representa a despedida da infância , e uma rica fase prenhe de sonhos e apreensões , antes de encarar a maturidade que nos contempla com estudos e labor , incluindo a construção de uma família. Num futuro distante surgirá , mansamente , a senescência que , rogamos , nos traga sabedoria , cuidados com a saúde , apoio familiar , independência financeira , novos saberes , e especialmente , participação ativa na sociedade .
Simples : a sinfonia ainda não acabou !
Há que se ouvir o silêncio de Deus e as palavras sóbrias das Escrituras , a fim de tomar decisões acertadas ao longo de nosso périplo terreal .
Deve - se laborar junto a nossos queridos irmãos em busca de um ideal pleno de amor , fé e bênçãos divinas . Sabe - se que tudo muda , tudo flui , tudo passa . São palavras do grego Heráclito de Éfeso ( 536 a.C. - 470 a. C. ) : a verdade do mundo , e fruto duma arte como pensamento.
Ponto Final.
Pode ser uma imagem de 1 pessoa
Ver insights e anúncios
Todas as reações:
Jandira Cardoso, Emanuel Carvalho Melo e outras 13 pessoas