domingo, 8 de outubro de 2023

 Beira - Mar , Fortaleza

" Lá, sob um claro céu de azul - turquesa ,
Onde o sol seu tesouro em luz descerra ,
Lá fulge a legendária Fortaleza ,
Como um raro brilhante sobre a Terra .
Como um sacro penhor da Natureza ,
Como um beijo auroral que a vida encerra ,
Longínqua e bela , a lânguida princesa ,
Arfando o peito , geme e os olhos cerra .
Porque nos batem temporais medonhos
E tivemos no mundo a mesma sorte ,
Ó casta Fortaleza dos meus sonhos ,
Meu derradeiro e desvelado anseio
É ter a paz na comunhão da Morte ,
Dormindo em sete palmos do teu seio ..."
Soneto " Fortaleza " da autoria de Raimundo Varão , poeta que residiu em Fortaleza , de 1911 a 1915 , onde trabalhou na Fotografia Olsen , com o poeta e boêmio Otacilio de Azevedo .
" Na beira - mar , entre luzes que lhes escondem
Só sorrisos me respondem
Que eu me perco de você
Você nem viu a lua cheia que eu guardei
A Lua cheia que eu esperei
Você nem viu , você nem viu
Viva o som , velocidade
Forte praia , minha cidade
Só o meu grito nega aos quatro ventos
A Verdade que eu não quero ver
Na beira - mar , entre as luzes que lhe escondem
Só sorrisos me respondem
Que eu me perco de você
E o seu gosto que ficando em minha boca
Vai calando a voz mais rouca
Sem mais nada pra dizer
E eu fugindo de você
Outra vez me desculpando
É a vida , é a vida
Simplesmente , e nada mais
E um gosto de você que foi ficando
E a noite , enfim findando
Igual a todas as demais
E nada mais
E nada mais
Meu amor na beira - mar
Entre luzes se escondem
Só sorrisos me respondem
E nada mais
E nada mais
E nada mais " .
Canção " Beira - Mar " da autoria do cantor , compositor e poeta José Ednardo Soares Costa Sousa , nascido em 17 de abril de 1945 , em Fortaleza , Ceará .
Foto que ilustra o texto , da Avenida Beira - Mar , em Fortaleza , planejada em 1947 , e executada 20 anos depois .
Pode ser uma imagem de 2 pessoas e praia
Todas as reações:
João Carlos Pires de Carvalho, Anny Martins Buchholz e outras 17 pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário