quarta-feira, 12 de abril de 2023

 O Bruxo do Cosme Velho

" Se a velhice quer dizer cabelos brancos , se a mocidade quer dizer ilusões frescas , não sou velho nem moço. Realizo literalmente a expressão francesa : Un homme entre deux âges. Estou tão longe da infância como da decrepitude ; não anseio pelo futuro , mas também não choro pelo passado...
Não privo com as massas , mas gosto delas . Leio por instruir - me ; às vezes por consolar - me . Creio nos livros e adoro - os . Ao domingo leio as Santas Escrituras ; os outros dias são divididos por meia dúzia de poetas e prosadores de minha predileção ; consagro a sexta - feira à Constituição do Brasil , e o sábado aos manuscritos que me dão para ler . Quer tudo isso dizer que à sexta - feira admiro os nossos maiores , e ao sábado durmo o sono solto . No tempo das câmaras leio com frequência o padre Vieira e o padre Bernardes , dois grandes mestres .
Quanto às minhas opiniões públicas, tenho duas , uma impossivel, outra realizada . A impossivel é a República de Platão. A realizada é o sistema representativo . É sobretudo como brasileiro que me agrada esta última opinião , e eu peço aos deuses ( também creio nos deuses ) que afastem do Brasil o sistema republicano porque esse dia seria o do nascimento da mais insolente aristocracia que o sol jamais alumiou ...
Aqui estão os principais traços da minha pessoa. Não direi a V. Excia , se tomo sorvetes , nem fumo charutos de Havana : aqui são ridiculezas que não deviam entrar no espírito da opinião pública " .
" Em nosso país a vulgaridade é um título , a mediocridade um brasão " .
Machado de Assis ( 1839 - 1908 ) : Cronista , contista , jornalista , novelista , poeta , romancista e crítico literário . Bruxo do Cosme Velho faz referência à casa de número 18 da Rua Cosme Velho , onde morava o memorável escritor brasileiro , e primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras.
Nenhuma descrição de foto disponível.
Todas as reações:
Maria De Jesus Albuquerque e Pedro Bezerra de Araujo

Nenhum comentário:

Postar um comentário