domingo, 1 de janeiro de 2023

 O Homem no Limiar de 2023

" Entre todas as coisas do mundo que nossos olhos veem , ou nossos entendimentos alcançam, o maior milagre , e o mais notável, é verdadeiramente o homem : Oriente do céu e da terra, adjacente da eternidade e do tempo, vínculo do Criador e da criatura, na vida semelhante às plantas, no sentido, igual aos animais , no entendimento, companheiro dos anjos , na majestade, quase um segundo Deus, composto de duas naturezas, tão diversas e tão adversas como são, o espírito e a carne, das quais uma celestial e a outra terrena , uma é caduca e a outra imortal. Uma é a imagem de Deus e a outra semelhança dos brutos; o espírito o faz pio , a carne o faz ímpio; o espírito o levanta ao céu, a carne o abate ao inferno; o espírito o reforma em Deus , a carne o transforma em animal ; há maior milagre que o homem ? Pois não há outro milagre maior.
A única admiração, a maravilha única entre todos os homens é o cristão verdadeiro ; é felicíssimo porque espera em prêmio o céu, e infelicíssimo porque está em desterro na terra ; é fortíssimo porque vence o demônio , é fraquíssimo porque , as vezes , o vence a carne ; é animosíssimo porque não teme a morte , é pusilânime porque o aflige a vida ; é nobilíssimo porque é irmão de Cristo, é vilíssimo porque é fábula do mundo; é prudentíssimo porque sabe o caminho da salvação; é fidelíssimo porque crê e não vê; é todo solícito porque nunca ama o descanso, e todo descuidado porque se deixa reger em tudo de Cristo , padece contínuos combates de fora e goza contínua paz de dentro , morre na vida e vive na morte ; todas as coisas ama por Cristo, e não ama a si mesmo por Cristo , não o desvanece a fortuna , nem o entristece a desgraça ; no mesmo tempo deseja viver ; morrer para estar em Cristo, e viver para servir a Cristo . "
Antônio de Sá ( 1620 - 1678 ) , sacerdote brasileiro, em uma pregação em Lisboa no ano de 1674 .
" Senhor, que és o céu e a terra, que és a vida e a morte ! O sol és Tu e a Lua és Tu e o vento és Tu . Tu és os nossos corpos e as nossas almas e o nosso amor és Tu também . Onde nada está, Tu habitas e onde tudo está eis o teu corpo . Dá - me vista para te ver sempre no céu e na terra , ouvidos para te ouvir no vento e no mar , e mãos para trabalhar em teu nome . Torna - me puro como a água e alto como o céu .
Que não haja lama nas estradas dos meus pensamentos , nem folhas mortas nas lagoas de meus propósitos Faze com que eu saiba amar os outros como irmãos e servir - te como um pai . Minha vida seja digna de tua presença . Meu corpo seja da tua terra , tua cama . Minha alma possa aparecer diante de ti como um filho que volta ao lar . Torna - me grande como o sol , para que eu te possa adorar em mim ; e torna - me puro como a lua , para que eu te possa rezar em mim ; e torna - me claro como o dia , para que eu te possa te ver sempre em mim e rezar - te e adorar - te .
Senhor , protege - me e ampara - me .
Dá - me que eu sinta teu .
Fernando Pessoa ( 1888 - 1935 ) , mago poeta e filósofo português .
Pode ser uma ilustração de uma ou mais pessoas
Martinho Rodrigues, Dirceu Azevedo Vasconcelos e outras 8 pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário