quarta-feira, 7 de setembro de 2022

 Coisas Que O Tempo Levou

Ao poeta e radialista Vicente Alencar
O primeiro aparelho de rádio no Ceará, chegou no ano de 1922 , justo no Centenário da Independência do Brasil. Um habilidoso rádio- amador cearense , Clóvis Meton de Alencar , trouxe na cabeça, a ideia de fabricar um aparelho de rádio, que vira em funcionamento , na então capital federal , na residência do Ministro Francisco Sá.
Os elementos componentes ( condensadores , bobinas , baterias , dentre outros ) , do primitivo aparelho de rádio foram confeccionados pelo inquieto cearense Clóvis Meton de Alencar . Em 4 de outubro de 1922 , reunido com amigos , em Fortaleza , Clóvis, ouviu com nitidez , a " Rádio Clube do Brasil " , emissora em experiência no alto do Corcovado , tornando - se assim , o pioneiro na radiotelefonia de Fortaleza , e de todo o norte do Brasil. Daí para construir um novo aparelho radiofônico para captar mensagens da Torre Eiffel de Paris , foi um pulo.
Coisas Que O Tempo Levou, livro da autoria de um outro cearense , Raimundo de Menezes ( 1903 - 1984 ) , serviu de direcionamento para essa pequena memória histórica.
A foto que ilustra o texto , a antiga Praca do Ferreira , pertence ao acervo do Dr. Carlos Juaçaba .
Pode ser uma imagem de monumento e ao ar livre
Lizanne Santiago e Maria Helena Alencar Araripe

Nenhum comentário:

Postar um comentário