quarta-feira, 24 de agosto de 2022

 O Alienista e o Nazifascista

Machado de Assis (1839 - 1908 ), o Bruxo do Cosme Velho, gigante da Literatura brasileira, em sua primeira obra realista , apresenta um conto : " O Alienista " , que mostra o comportamento humano no que diz respeito à vaidade e ao egoísmo. Na peça, o Dr. Simão Bacamarte ( Alienista) , um filho de Hipócrates, dedica - se ao estudo da mente humana , na cidade de Itaguaí, no Rio de Janeiro. Aí inaugura uma clinica ( A Casa Verde ) para internamento de insanos . Assim todos com distúrbios comportamentais seguiam para internamento na dita clínica. Cerca de setenta e cinco por cento da população daquela cidade bateu com os costados na Casa Verde . Uma loucura !
Surge a figura de um barbeiro ( Porfírio ) que resolve liderar uma revolta contra o alienista Simão Bacamarte , onde ocorre a soltura de todos os internos daquela clínica psiquiátrica. Restou ao Dr. Simão acreditar que ele mesmo era o único que apresentava distúrbio de conduta . Partiu , desse modo , para habitar , como único morador do dito hospício até o término de seus dias pelo périplo terreal.
A vida imitando a arte , mostra hodiernamente um burgo cercado de povos estranhos , famélicos, sofridos , sob o tacão da foice e do martelo. Trata - se este burgo , de uma terra , onde se plantando, tudo dá, plena de gente pacata . Daí surge , não um Alienista, mas um ser estranho , careca , impetuoso , com olhar tresloucado , insano , com a posse de um diploma de nível superior , e comandando uma certa polícia submissa , assaz inconveniente.
Daí prende quem se interpõe em seu pedregoso caminho , com destaque para : políticos, empresários , formadores de opinião, dentre outros .
A vida , enfim , imitando a " arte do mal " , em pleno século XXI .
Quem conseguirá freiar tal insanidade?
Um bolo para quem acertar !
O desejo de poder é a pior enfermidade que padece o ser humano no mundo inteiro.
Segue o correto pensar de Konrad Lorenz ( 1903 - 1989 ) : A repressão, as torturas, os crimes , as guerras , em uma palavra , essa maldade humana que nos envolve hoje em dia com seus terrores por toda a superfície do planeta é uma consequência da insuficiente adaptação ao mundo da técnica.
Ponto Final!
Pode ser uma imagem de corpo d'água e natureza
Jeannie Gladys, Valinda Matos e 1 outra pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário