sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

 Carnaval do Passado em Fortaleza

A mimosa Fortaleza dos anos 50 do século passado , vivia um mágico momento após a terrível Segunda Guerra Mundial , durante o Tríduo Momino. Esbanjava - se charme nos clubes elegantes ,bares, bares , boates, e o impagável desfile de blocos nas avenidas centrais da cidade.
Os Maracatus Estrela Brilhante , Rancho de Iracema , Ás de Espada , Leão Coroado, e as Escolas de Samba Luiz Assunção , Prova de Fogo , Cordão das Coca - Colas , e , Turma dos Camarões, enchiam o ar de alegria para o gáudio da moçada.
A noite oferecia duas opções, uma nos clubes sociais - Maguari, Náutico, Diários, Líbano, Comercial e Círculo Militar , ou , nas alegres pensões da cidade - Monte Carlo , Hollywood, Fascinação e Imperatriz , dentre outras.
Nas diversas ruas e praças, levas de brincantes , os sujos, " os papangus" faziam um carnaval à parte.
Nos dias seguintes após os folguedos de momo , aumentava o faturamento das farmácias Galeno , Pasteur, Artur de Carvalho , Oswaldo Cruz , e , Belém com a procura de Sal de Fructa Eno , Emulsão Scott e Cibalena .
No ambulatório do " prático " Almeida disparava a demanda de Terramicina , Meracilina , Benzetacyl, Nitrato de Prata e Mercúrio Cromo.
Era a verdade medieval passada a limpo :
" Uma noite com Vênus, e o resto da vida com Mercúrio " .
E hoje , ao apagar das luzes de 2021 , ainda sob o jugo do " diabinho vindo de longe " , vale passar um risco no chão, onde confrontam - se , de um lado , máscaras, álcool em gel e vacinas , e de outro, o brutal vírus coroado.
Quem irá vencer essa indigesta peleja ?
"Onde cresce o perigo , cresce também o que salva ".
Ponto final !.
Pode ser uma imagem em preto e branco
Curtir
Comentar
Compartilhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário