domingo, 4 de julho de 2021

 Belchior e Pascal no Porto das Dunas

"Contemplo o rio que corre parado
E a bailarina de pedra que evolui.
Completamente sem metas , sentado,
Não tenho sido: eu sou; não serei , nem fui.
A m/gente quer s/ter mas , querendo erra;
Pois só sem desejos é que se vive o agora.
Vêde o pé do ypê: apenas(mente), flora;
A - penso ao pé da serra ".
Canção " Ypê " que integra o álbum "Objeto Direto " , ano de 1980, da autoria de Belchior ( 1946 - 2017 ).
"Quando considero a pequena duração de minha vida absorvida na eternidade precedente e seguinte, o pequeno espaço que encho, e mesmo que vejo abismado na infinita imensidade dos espaços que ignoro, e que tu ignoras , espanto - me e assombro - me ao ver que aqui antes que lá, por que agora antes que então! Quem me pôs aqui ? Por ordem e conduta de quem este lugar e este tempo me foram destinados ?
Porque meu conhecimento é limitado? Meu talhe ? Minha duração em cem anos em lugar de mil ? Que razão teve a natureza de ma dar tal ,e de escolher este número em lugar de outro na infinidade, dos quais não há razão de escolher um do que o outro, nada tentando um mais do que outro ? ...
A grandeza do homem é grande na medida em que ele se conhece miserável. Uma árvore não se conhecê miserável. É, pois , ser miserável conhecer - se miserável. Todas essas misérias provam sua grandeza. São misérias de grande senhor, misérias de um rei destronado ".
"O homem não passa de um caniço, o mais frágil da natureza, mas é um caniço pensante. Não é preciso que o universo inteiro se arme para esmagá - lo; um vapor, uma gota d'água, pode matá- lo. Mas mesmo que o universo o esmagasse, o homem seria ainda mais nobre do que aquilo que o esmaga, porque tem consciência de sua morte , ao passo que o universo nada sabe de sua vantagem sobre ele. "
Excertos da obra " Pensamentos" do gênio francês extraordinário Blaise Pascal ( 1623 - 1662 ) que cedo partiu , aos 39 anos , para o multiverso.
Foto que ilustra a crônica: um crepúsculo no Porto das Dunas , no litoral leste do Ceará.
Pode ser uma imagem de crepúsculo, corpo d'água, árvore, céu e natureza
Edmar Filho, Rosane Ribeiro e 1 outra pessoa
1 comentário
Curtir
Comentar
Compartilhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário