domingo, 17 de janeiro de 2021

 Vital Brazil Mineiro da Campanha.

Vital Brazil Mineiro da Campanha , veio ao mundo no dia 28 de abril de 1865 , no município de Campanha , no estado de Minas Gerais. Seus pais foram , José Manoel dos Santos Pereira Júnior, um caixeiro- viajante , e , Mariana Carolina Pereira de Magalhães.
Uma explicação para tão estrambótico nome : Vital , era o nome do santo do dia. ; Brazil, uma homenagem ao país que se gravava com " z"; Mineiro , por conta do estado onde nasceu; e , Campanha, referente à sua cidade natal.
Tudo por conta de uma desavença familiar.
O casal José e Mariana , gerou ao todo 8 filhos.
Vital Brazil passou sua infância nas cidades interioranas de Campanha , Itajubá e Caldas. Desde cedo , aos 9 anos , Vital Brazil exerceu atividades laborais com fins de ajudar no sustento familiar. Aos 15 anos de idade , migrou com a família para São Paulo, onde prosseguiu estudando e trabalhando, com o firme propósito de tornar - se médico. Frequentou a Faculdade de Medicina da Universidade do Rio de Janeiro, onde graduou - se no ano de 1891 , com a idade de 26 anos, defendendo a tese de doutoramento denominada " Funções do Baço ".
Retornou ao estado de São Paulo onde elaborou nas cidades de Rio Claro , Jaú, Leme , e , Pirassununga, no combate à endemias , como, febre amarela, cólera e varíola. Em 1892 contraiu núpcias com a Sra. Maria da Conceição Philipina de Magalhães que lhe contemplou com 12 filhos , dos quais 9 chegaram à idade adulta. Em 1896 , trabalhando em Botucatu, no interior de São Paulo, impressionou - se com o elevado índice de acidentes causados por animais peçonhentos. Em 1899, Vital Brazil passou a se dedicar ao estudo da fabricação de soroantiofidico , instalando um laboratório na fazenda Butantã, e que , posteriormente, transformou no eficiente Instituto Butantã, especializado na fabricação de soro antiofídico. Por essa época o pesquisador francês Alberto Calmette ( 1863 - 1933 ) , chefiando o laboratório Pasteur, conseguiu êxito no fabrico de um antídoto para o veneno de cobras najas. Vital Brazil aprofundou estas pesquisas ampliando o estudo para as espécies jararaca e Cascavel. Com isso conseguiu reduzir pela metade o número de óbitos em decorrência de tais acidentes peçonhentos.
Vital Brazil ficou viúvo em 1913 e novamente casou - se em 1920 com a Sra. Dinah Carneiro Vianna , gerando mais 9 rebentos, completando assim uma numerosa prole de 18 filhos. O Instituto Butantã tornou - se uma referência na produção de vacinas para animais peçonhentos e , também criou um modelo de escola de alfabetização de crianças e adultos em áreas rurais, desempenhando importante papel social num país gigante e deficiente em em instrução, à época.
Vital Brazil empregava o lema " Caritas Super Omnia " , ou seja , " A Verdade Acima de Tudo ".
Vital Brazil faleceu no dia 8 de maio de 1950, no Rio de Janeiro, aos 85 anos de idade , ainda na direção do Instituto Vital Brazil , um centro de pesquisas biológicas fundado em Niterói, em sua homenagem. Pelo Projeto de Lei 1604/2003 do Congresso Nacional, o nome do cientista Vital Brazil entrou para o Livro dos Heróis da Pátria, que se encontra no Panteão da Democracia, no subsolo da Praça dos Três Poderes, em Brasília.
Hoje , 17 de Janeiro de 2021, um novo capítulo da História do Brasil , passa a ser escrito.
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas
Rocha Rocha, Lizanne Santiago e outras 2 pessoas
1 comentário
Curtir
Comentar
Compartilhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário