quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

 Palavras de Poeta

" Tenho dito que a alma não vale mais que o corpo,
E dito que o corpo não vale mais que a alma,
E que nada , nem Deus , é maior que eu mesmo.
E quem caminha uma légua sem amor , segue a seu próprio enterro envolto num sudário,
E tu, e eu , que não possuímos um só centavo, podemos comprar o mais apreciado bem da terra.
E o esplendor de uns olhos ou a semente em sua casca, confundem a sabedoria de todas as épocas,
E não há ofício ou ocupação nos quais o jovem que os segue não possa ser um herói,
E não há objeto tão brando que não possa ser o eixo das rodas do universo.
E digo a qualquer homem ou mulher: deixa que tua alma permaneça fria e serena ante os universos.
E diga à humanidade: não faças perguntas sobre Deus, porque eu, que faço perguntas sobre todas as coisas, não faço perguntas sobre Deus, não há palavras que possam expressar minha placidez e minha serenidade ante Deus e a morte.
Escuto e vejo a Deus em todos os objetos, porém não lhe compreendo , nem compreendo que possa existir alguém mais admirável que eu.
Por que haveria eu de desejar ver a Deus melhor do que lhe vejo neste dia ?
Se vejo algo de Deus em cada hora e em cada instante do dia , se vejo a Deus no rosto dos homens e das mulheres, e em meu próprio rosto no espelho, se encontro cartas de Deus na rua , e todas levam a assinatura Dele.
E deixo - as ali onde as encontro, pois sei que, onde quer que eu vá, chegarão com pontualidade outras, eternamente ."
Palavras de Poeta, da autoria de Walt Whitman ( 1819 - 1892 ) , jornalista , poeta e ensaísta americano, considerado o pai do verso livre, que expressou com lirismo seu amor pela vida em liberdade e pela natureza nas estrofes de seus versos.
A imagem pode conter: céu, árvore, nuvem, planta, crepúsculo, atividades ao ar livre e natureza
Emanuel Carvalho Melo e Elmar Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário