domingo, 27 de dezembro de 2020

 Li Wenliang - Um Apóstolo da Medicina

Faz parte da vida de um apóstolo da Medicina:
Praticar e ensinar a medicina , honrando pai , mãe e pátria; não macular sua arte ; que sua ciência sirva para prover confiança, consolo e esperança; que suas armas sejam o desvelo , o carinho e a solidariedade; sua missão sendo valorizar o homem, através da erradicação de sua miséria maior , a doença de corpo e espírito; que seus estudos e conhecimentos sirvam para elevar os valores eternos a resguardar : o amor , a beleza , a honra , a tolerância, a prudência, o respeito à pessoa humana , criatura de Deus.
Tempos virão em que se tentará desumanizar o médico e a medicina, na permuta de seus favores pela infalibilidade da máquina; guarda , contudo , que nunca haverá substituto para o afago que consola , o sorriso que anima , ou para a furtiva solidária lágrima; caso assim procedas , goza de sua arte e ciência e de boa reputação entre os homens . Assim labutam os verdadeiros filhos de Hipócrates de Cós.
Li Wenliang, nasceu no dia 12 de outubro de 1986 , em Beizhan, na China. Bem jovem , graduou - se em Medicina na Universidade de Wuhan. Filiou - se ainda estudante ao Partido Comunista da China ( PCCh).
Em 30 de dezembro de 2019 , o Dr. Li Wenliang postou em rede social ( Weibo , semelhante ao Twiter ), num grupo de médicos amigos , que sete casos suspeitos de SARS ( síndrome aguda respiratória severa ) surgiram em Wuhan , parecido com o que acontecera no ano de 2002 na China.
No dia 03 de janeiro de 2020 , agentes do Departamento de Segurança Pública de Wuhan acossaram o Dr. Li , incriminando - o por falsos comentários na Internet sobre as suspeitas de novo surto de SARS. Na ocasião fizeram - no assinar um documento , tomando conhecimento que caso continuasse com tais opiniões na Web, sentiria a mão pesada da rigorosa Justiça chinesa.
Em 10 de janeiro de 2020 , o intimorato Dr. Li, passa a apresentar febre , dores no corpo e tosse renitente , após travar contato com uma paciente portadora de pneumonia. Num breve período de 2 dias , por conta do agravamento do seu quadro de saúde, o Dr. Li foi internado numa UTI em Wuhan. No dia 07 de fevereiro de 2020 , menos de um mês do início da doença, ocorre o óbito do jovem esculápio , aos 33 anos de idade, em consequência da SARS, em sua nova variante , deixando no âmago da tragédia , uma esposa grávida e um filho menor.
Autoridades de Pequim , através da Comissão Nacional de Saúde, emitiram nota de pesar pelo triste acontecimento , reconhecendo o equívoco em desconhecer os avisos do Dr. Li sobre a nova epidemia que logo ganharia o mundo inteiro .
O Dr. Li Wenliang ( 1986 - 2020 ) , passa a integrar, com todos requisitos necessários, o panteão dos heróis e mártires da Medicina.
Amém.
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e close-up
Bia Medeiros, Neila Romero e outras 8 pessoas
2 comentários
Curtir
Comentar
Compartilhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário