terça-feira, 24 de setembro de 2019



Sensatez , de Lao Zi


" Eram quatro homens instruídos e talentosos , sendo três deles particularmente brilhantes. O quarto mostrava - se inferior aos outros em intelecto , mas portava uma arma poderosa , a sensatez. Caminhando numa estrada deserta, encontraram o esqueleto de um leão.
" Vamos fazer este rei da selva voltar à vida " , sugeriu o primeiro.
" Sim , isto nos trará uma grande fama e fortuna", concordaram o segundo e o terceiro.
O quarto disse : " Se vocês trouxerem este leão de volta à vida , ele , fatalmente , vai nos atacar e devorar a todos" .
Os três outros seguiram o plano inicial : colocaram carne nos ossos , sangue nos vasos , e estavam prestes a inspirar o alento da vida no bicho selvagem.
" Devíamos pensar na segurança " , verberou o quarto.
"Desse modo , vou subir numa árvore , pois seguro morreu de velho ".
Os outros três seguiram com o plano inicial. O leão voltou à vida e matou os três sábios. O único que escapou com vida foi aquele que tinha manifestado bom senso ".
Tao Te Ching ( O Livro do Caminho e da Verdade ) , de Lao Zi ( O Velho Mestre ) , entre 350 - 250 a.C.
Hodiernamente em Pindorama, um provecto senhor de 88 anos , ideologicamente , um verdadeiro filho híbrido de Marx com a Coca - Cola , e que outrora reinou neste sofrido pedaço de chão sul-americano, vem mostrando uma brutal insensatez, em passeio pela Velha Europa , com sua verborragia típica , tentando atear fogo em Pindorama.
Não vai conseguir , posto que , poucos o ouvem ou entendem ! Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário