segunda-feira, 10 de junho de 2019



Publio Ovídio Naso x Arte de Amar
Publio Ovídio Naso ( 43 a.C - 17 d.C ) , estudou em Roma e posteriormente em Atenas. Desde jovem revelou um arrojado talento poético e tudo que tentasse escrever saía em versos : quod tentaban scribere versus era. 
Ovídio foi o poeta mais festejado pela sociedade frívola do tempo. Pela licenciosidade perigosa de seus versos foi exilado pelo Imperador Augusto para uma guarnição romana à margem do Ponto Euxino , onde faleceu.
Escreveu : Arte de Amar ; Metamorfoses ; Medéia; Fastos , dentre outras obras.
Em Medicamentos para o Rosto da Mulher, aconselha às damas :
"Seja o vosso primeiro cuidado formar o caráter: as qualidades da alma aumentam os atrativos do rosto. O amor que se funda no caráter é durável; a beleza será devastada pela idade e o semblante sedutor se encherá de rugas. Tempo virá em que vos olhareis com dor ao espelho, e essa dor será causa de novas rugas; mas a virtude perdura até a extrema velhice, e enquanto perdura entretem o amor ".
"A todas as histórias o meu amor é capaz de adaptar - se. Uma idade jovem seduz - me, uma idade madura toca - me; aquela por ter mais beleza de corpo, esta por possuir sabedoria. Enfim , as mulheres que podem se apreciar em toda a cidade de Roma, a todas elas pode o meu amor abranger."
" Aconteça o que acontecer, a facilidade faz - me mal; do que me persegue eu fujo; o que me foge, isso eu persigo."
O poeta Ovídio permanece atual em nosso mundo líquido, na Europa, França e Bahia , onde certas pelejas amorosas viajam na velocidade da luz desnudado moças e rapazes no alçapão midiático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário