sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Rosa e JK

"Guimarães Rosa, desassombrado no sertão poético, cauteloso em prosa protocolar, foi contemporâneo de Juscelino na Escola de Medicina de BH. Presidente , JK pediu a seu auxiliar João Milton Prates que localizasse o escritor por telefone : ele próprio queria comunicar ao amigo sua promoção a ministro do Itamaraty. 
Rosa fez um apelo ao assessor: - um momentinho só: tenho de vestir o paletó para falar com o presidente ."
Excerto do livro Diário da Tarde , da autoria do mineiro Paulo Mendes Campos ( 1922 - 1991 ).
Como mudou em Pindorama, o respeito com as pessoas nos dias de hoje !
Minas Gerais ao longo dos séculos garimpou muitas pérolas da linhagem de Guimarães Rosa, JK , Paulo Mendes Campos , Fernando Sabino , Otto Lara Resende, Carlos Drummond de Andrade, Adélia Prado, Rubem Fonseca , Affonso Romano de Sant'anna, e Darcy Ribeiro, dentre outros.
Pindorama nos atribulados tempos atuais , mostra acúmulo de " rejeitos " com potencial risco para a saúde da nação como um todo.. O esgarçamento de partes da barragem da livre e salutar convivência põe em xeque a sobrevivência de Pindorama.
Não convém fazer rasos remendos na "barragem decrépita ", corroída nas últimas décadas, mas sim, reconstruir tudo aplicando novos saberes , caso contrário, o desastre será fatal.
Acorda Pindorama !

Nenhum comentário:

Postar um comentário