sexta-feira, 25 de novembro de 2016

ALOIS ALZHEIMER, UMA  SALUTAR LEMBRANÇA


Aloysius  ou Alois Alzheimer (1864 – 1915) nasceu em 14 de junho de 1864 na cidade bávara de Marktbreit na Alemanha .

O garoto Alois teve uma infância tranquila e sua educação primária deu-se  numa escola católica junto a seus irmãos .

 Aos 10 anos de idade foi encaminhado para Aschaffenburg onde ingressou no Instituto Real  Humanístico e sobressaiu-se em disciplinas como história , física e matemática ; e nas línguas : grega, latina e francesa .

Alois ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade Real de Friedrich Wilhelm de Berlim em 1883. Teve a ventura de conviver com figuras luminares da medicina da época como, Koch , Wirchow ,Waldeyer , Westphal  e Von Kolliker .

No inverno de 1886 Alois parte para realizar um curso avançado na Universidade de Tubingen
Em 1887, aos 23 anos de idade  Alois Alzheimer escreve sua tese de titulação: “Sobre as glândulas ceruminosas do ouvido “ .

 Em 18 de março de 1888 dá início a seu trabalho na Instituição para Enfermos Mentais e Epiléticos de Frankfurt. Em 1894 Alois contrai matrimônio com a viúva  Cecilie Wallerstein , nascida em1860 .

 O casal gerou três filhos: Gertrud, Hans e Marie. Alois em 1901 torna-se viúvo aos 36 anos  e segundo suas próprias palavras vive o ano mais triste de sua vida .

Este vendaval coincide com o encontro de Alois  com uma paciente , Auguste D., 52 anos, internada numa clínica psiquiátrica em Frankfurt .

Seu quadro clínico abrange: dificuldade para recordar fatos, erros ao cozinhar, passeios aleatórios e imotivados pela casa , além de descuido na higiene corporal.

Em 26 de novembro de 1901 Alois Alzheimer realiza uma entrevista clínica com a paciente hospitalizada, Auguste D. Seguem alguns excertos da anamnese:

- Qual o seu nome? Auguste
Qual o seu apelido? Auguste
 O nome do seu esposo? Auguste
 Em que ano estamos? 1800
 Em que mês estamos? o número 11
Você está casada? Não sei, a mulher vive no mesmo  piso .

Em abril de 1906 Alois recebe uma comunicação sobre a morte de Auguste D. em Frankfurt  e pede encarecidamente que lhe sejam enviados o prontuário médico  bem como o cérebro da Sra. Auguste . 

Assim foi feito e ele escrutina com profundidade todos os pormenores do material encaminhado onde no exame anatomopatológico  constam os seguintes dados:

Córtex cerebral bastante atrofiada, novelos neurofibrilares dentro dos neurônios  e depósitos proteicos na córtex .

Em 03 de novembro de 1906 num congresso em Tubingen ,  Alois Alzheimer  profere uma conferência sobre “ Uma enfermidade séria e característica da córtex cerebral “.

 Para desconforto e tristeza do conferencista aquilo que seria um momento histórico passou em brancas nuvens. Nenhum questionamento foi feito na ocasião.  Uma pena, pois os olhares estavam voltados  todos para a incipiente Psicanálise de Sigmund Freud  que iria desencadear um persistente barulho junto à comunidade médica mundial .

No ano de 1910, faz- se o lançamento da oitava edição do Handbook of Psychiatry de Emil Kraepelin que num capítulo sobre demência, coloca para o mundo científico pela vez primeira o termo Doença de Alzheimer. A partir de então este epônimo viajou pelo mundo.

Em dezembro de 1915, aos 51 anos de idade, morre Alois Alzheimer em Breslau . Que descanse em paz este grande benfeitor da humanidade e tendo a certeza que não iremos esquece– lo  jamais!

Ao longo de um século o interesse por um  melhor conhecimento desta doença neurológica crônica e progressiva tem seguido várias vertentes. As pesquisas visam buscar soluções não só para aliviar os sintomas da doença,  mas impedir seu avanço e até mesmo prevenir seu aparecimento . 

Medidas simples como uma dieta mediterrânea, exercícios físicos adequados, incluindo práticas laborais podem ter serventia na prevenção de futuros problemas. 

Um ponto basilar consta do controle medicamentoso de fatores de risco como colesterol elevado, hipertensão arterial sistêmica, diabetes e inflamação.

 A novel medicina genômica traz luzes com referência ao manuseio de genes defeituosos ligados à doença de Alzheimer, ou de seus produtos como os amiloides e a apolipoproteína E .

  O mundo inteiro espera com ansiedade o desenrolar dos acontecimentos torcendo para que a ciência encontre uma saída para que a “ segunda infância “ dos idosos seja permeada de saúde e prazer que a vida nos deve oferecer a todos .





Nenhum comentário:

Postar um comentário