segunda-feira, 18 de julho de 2016


AURÉLIO AGOSTINHO – BISPO DE HIPONA

Aurélio Agostinho (354 – 430 d.C.) nasceu em Tagaste, no norte da África, atual Argélia. Seu pai, Patrício, era pagão; sua mãe, Mônica, cristã. Agostinho, com 12 anos de idade, abandona Tagaste e dirige-se a Madaura, um então destacado centro intelectual.

Aos 16 anos, com auxílio financeiro de seu genitor, Agostinho viaja para Cartago – na atual Tunísia – onde se entrega aos prazeres mundanos e recebe como fruto de um fugaz relacionamento com uma jovem de origem humilde, um presente, um filho de nome Adeodato , que  precocemente falece aos 18 anos de idade .

Agostinho distingue- se em seus estudos, especialmente, em Literatura e Retórica. A leitura de uma obra perdida da autoria do orador e político romano Cícero (103- 43 a.C.) denominada Hortesius , inflamou –o com ardente amor pela sabedoria divina , pelo que se voltou para o maniqueísmo – um movimento fundado pelo persa Mani ( 216- 276 ) que defendia um drama cósmico complexo centrado em uma batalha primordial entre os princípios originários da Luz ( o Bem ) e das Trevas ( o Mal ) - .

Enquanto ensinava Retórica na África, em Roma e em Milão, Agostinho permaneceu adepto do maniqueísmo, a despeito do crescente desencanto com suas pretensões intelectuais. Aos 30 anos, Agostinho obtém o cargo de professor de Retórica em Milão. Então convive com o Bispo Ambrósio (340 – 397) que influenciará fortemente em sua conversão ao cristianismo juntamente com sua mãe, Mônica. Em certa ocasião enquanto lia as Epístolas de São Paulo, Agostinho teve uma epifania: uma voz de criança a dizer-lhe “ tolle , legere “ ( toma , lê ) . Foi o bastante! O batismo de Agostinho acontece no ano de 387. Agora seu ideal passa a ser a busca contemplativa da Verdade pelos caminhos gêmeos da Razão e da Fé.

“ Entendimento é a busca da Fé. Busque, portanto, não compreende - la de maneira como você pode acreditar, mas acreditar de maneira que você possa compreende- la “.

Neste período Agostinho retorna para a África, seu país natal, mas antes de embaraçar em Óstia , perde para a morte sua mãe , Mônica . Escreve “ Costumes dos Maniqueus e Costumes da Igreja Católica “ ; “ Sobre o Livre – Arbítrio “ . De suas conversações com o filho Adeodato , nascerá o trabalho “ O Mestre “ .

Agostinho em sua conversão abandona as coisas terrenas, à carreira, o matrimônio, retirando -se para a solidão e o recolhimento. Ordena- se padre em 391 e consagra- se bispo da igreja de Hipona em 395. Morre em 28 de agosto de 430 durante o assédio de Tagaste pelos vândalos, aos 75 anos de idade.

Agostinho colocou a filosofia a serviço da teologia, adotando ideias platônicas e neoplatônicas (Plotino) moldando-as de acordo com sua própria abordagem. Tal como Platão, pensou na alma como habitando e dispondo do corpo. “ O homem é, até onde possamos ver, uma alma racional fazendo uso de um corpo mortal e material “ . “ A razão é a visão da mente, pela qual ela percebe a verdade em si mesma, sem a intromissão do corpo “.

Agostinho tomou emprestado ideias do Neoplatonismo e defendia que os humanos são seres racionais. Para que sejam racionais, devem ter livre – arbítrio. Isto significa que devem ser capazes de escolher entre o Bem e o Mal. Os homens podem, portanto, agir bem ou mal. Deus não é a origem do mal.

São consideradas obras – chave de Agostinho:

 “ As Confissões “: uma épica jornada ao universo interior do autor, onde ele revela que “ em Cartago viveu de modo devasso, seduzindo e seduzido, enganando e sendo enganado, na luxúria “. E refletindo sobre a natureza do tempo: “ O que é então o tempo?. Se ninguém me pergunta, eu sei o que ele é. Mas se desejo explicar, eu não sei “ .

“ A Cidade de Deus “: uma análise do mundo exterior que o circunda.

Aurélio Agostinho é considerado santo e doutor da Igreja Católica e um grande artífice da cultura ocidental da Idade Média.

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário