domingo, 5 de outubro de 2025

 Oscar Niemeyer e a Anistia

" É claro que devemos louvar a anistia , embora surgida tarde , quinze anos após a ditadura.
Mas é bom não esquecer como foi difícil consegui - la e como para isso valeram os movimentos de protesto e a compreensão e a revolta do nosso povo .
Muitos, infelizmente , dela não tomaram conhecimento , mortos e torturados nos porões da repressão.
Para mim, o importante agora não é apenas lembrar aqueles negros tempos, mas repetir o entusiasmo com que contra ela atuamos . É o que nos cabe fazer diante da miséria, do desemprego , do desrespeito à nossa soberania que tanto desagradam à vida brasileira ".
Palavras ditas pelo grande Oscar Niemeyer.
Oscar Niemeyer , nasceu numa família muito religiosa . Apesar de uma vida burguesa , cedo percebeu que o mundo era injusto demais . Daí, entrou no Partido Comunista , que lhe ensinou uma maneira de ver a vida de forma mais humana e solidária. Esperava um mundo mais justo , onde homens de mãos dadas tivessem uma vida mais digna e , lutar bravamente , contra o homem que só pensa nele , em ganhar dinheiro, enfim , um homem que o capitalismo criou .Sempre teve a ideia de que o dinheiro não vale nada e que teria vergonha de ser um homem rico , considerando o dinheiro em algo sórdido. Oscar Niemeyer não professava nenhuma religião, se declarava ateu, embora tenha projetado belas obras como a Igreja de São Francisco de Assis e a Catedral Cristo - Rei.
Oscar Niemeyer nasceu no Rio de Janeiro em 15 de dezembro de 1907 e faleceu em 5 de dezembro de 2012 . Formado em arquitetura na Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro em 1934 . Foi um dos principais representantes da arquitetura moderna , com mais de 600 projetos realizados .
Outros comunistas brasileiros : André Grabois , Barão de Itararé , Caio Prado Junior , Evaristo de Morais, Flávio Dino , Florestan Fernandes , Vladimir Herzog , Jacob Gorender, Luis Carlos Prestes , Manoel de Barros , Carlos Marighela , Rachel de Queiroz .
Esta turma toda aí , constituida de alguns grandes valores , hoje , continuaria lutando pela anistia , ou não?
Ponto Final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário