quarta-feira, 29 de outubro de 2025

 Dia Nacional do Livro

" Um país se faz com homens e livros " . Regimes bárbaros que incitam a queima de livros terminam por eliminar também os autores dos mesmos . Aqueles que hoje jogam as pedras da intolerância contra a sublime figura de Monteiro Lobato ( 1882 - 1948 ) , certamente, coitados , não tiveram o privilégio de viajar no tapete mágico com personagens como Tia Nastácia, Marquês de Rabicó , Pedrinho e Narizinho, que percorreram o mundo inteiro formando uma legião de adultos livres de preconceitos e amoráveis.
A hidra do preconceito continua a nos atormentar a todos neste século XXI : contra negros , gordos , idosos , jovens , baixinhos , estrangeiros, deficientes ,migrantes e pedintes . Monteiro Lobato foi um Quixote a terçar armas com palavras em defesa da saúde pública, da exploração de nossas riquezas minerais, da difusão do livro num país inculto , e pelas liberdades democráticas.
" Fui um grande inquieto dos nossos destinos e pensei demais no Brasil" ( Monteiro Lobato ) .
" O livro é um mudo que fala , um surdo que responde, um cego que guia, um morto que vive " ( Padre Antônio Vieira) .
Os livros não matam a fome , não suprimem a miséria, não acabam com as desigualdades e com as injustiças do mundo , mas consolam as almas, e fazem - nas sonhar " ( Olavo Bilac) .
" Sempre imaginei que o paraíso fosse uma espécie de livraria " ( Jorge Luis Borges).
" Há aqueles que não podem imaginar o mundo sem pássaros, há aqueles que não podem imaginar o mundo sem água; ao que me refere, sou incapaz de imaginar um mundo sem livros " ( Jorge Luis Borges) .
" É para isso que servem os livros. Para viajar sem sair do lugar " ( Jhumpa Lahiri ).
Ponto Final !

terça-feira, 28 de outubro de 2025

 Homem X Raposa

O ser humano como tal , entendido como um microcosmo , faz analogia com o universo, macrocosmo , e traz , como imaginavam os filósofos gregos da antiguidade, em sua constituição básica, matérias semelhantes àquelas encontradas na Natureza:
Na cabeça, o elemento fogo ;
Nos ossos , a terra ;
Nos pulmões, o ar ;
No sangue, a água.
Trata - se do ser humano, sensitivo e intelectivo ( Homo sapiens) ; de caráter e vontade ( Homo volens) ; falante e de linguagem articulada , lógica ( Homo loquens ) ; propensão para viver junto com os outros ( Homo socialis) ; humanista e naturalista ( Homo culturalis) ; dedicado ao trabalho e à técnica ( Homo faber) ; afeito ao jogo e divertimento ( Homo ludens) ; voltado ao Sagrado e Divino ( Homo religiosus) .
Ah , quando as raposas aparecem nos horizontes dos seres humanos, algo anda errado e merece contundente correção com rápida limpeza da área conflituosa . Simbolicamente associadas a traição, a astúcia e a maus instintos , " as raposas " representam a mentira , a injustiça, a intemperança, a avidez e a luxúria. Enfim , animais satânicos.
Cruz , Credo !
No novo mundo líquido, tais traiçoeiras criaturas tomaram lugar nas variadas posições no seio da sociedade e da política, e espera - se que no final , com um seguro corretivo , prevaleçam a sensatez e a ordem .
Acorda Pindorama !
Raposa: uma resistente entre mamíferos selvagens.
google.com
Raposa: uma resistente entre mamíferos selvagens.
Found on Google from biodiversidade.com.pt

sábado, 25 de outubro de 2025

 O Primeiro Problema Nacional

" A educação do povo é o nosso primeiro problema nacional , porque o mais urgente; primeiro, porque solve todos os outros; primeiro, porque, resolvido, colocará o Brasil a par das nações mais cultas, dando -lhe proventos e honrarias e afiançando a prosperidade e a segurança; e , se assim faz - se o primeiro, na verdade se torna o único.
É dolorosa essa necessidade de repetir , monotonamente , a cada hora , que a maior riqueza de uma nação é o homem, o seu sangue, o seu cérebro, os seus músculos e que ela está fatalmente destinada à decadência, quaisquer que sejam os tesouros que encerre, quando o homem que a habita não os merece. É doloroso que, em pleno século XX, que ainda estejamos nesta casa a verrumar ideias e princípios que , 400 anos antes de Cristo, Platão, no seu diálogo com Clínias, achava axiomáticos.
" Ao romper do dia , as crianças devem se dirigir à casa dos mestres. Assim como os rebanhos, seja de carneiros , seja de outros animais, não podem dispensar os seus pastores , assim também as crianças, os seus guias : com esta diferença que de todos os animais é a criança o mais difícil de ser conduzido , tanto mais astuto , mais indócil e mais agressivo, quando traz em si um gérmen de razão que ainda não é razão. Forçoso pois , aplicar as crianças às letras desde a idade de dez anos , durante pelo menos três anos. " Aristóteles, o discípulo maior que o mestre, dirigiu essa espécie de aviso a todos os povos imprevidentes...: " Ninguém contestará que a educação deve ser um dos principais objetos do estudo dos governos, porque todos os estados que a desprezaram caíram em ruína. ".
Vinte e três séculos depois, o chefe da mais próspera nação sobre a face do globo, o presidente Coolidge, haveria de externar o mesmo conceito, não como a advertência do estagirita, mas com a serenidade de uma consciência desempenhada e o mais justo orgulho patriótico: " Não se admire ninguém de ver a América do Norte tranquila, enquanto o resto do mundo se empega nas tormentas. Esta glória a devemos aos nossos colégios e às nossas universidades ! ... Não há grande povo que não possua grande saber ."
Nós também seremos um dia um grande povo; mas , enquanto não chega a redenção do Brasil pela cultura de seus filhos, continuemos a gritar para todos os lados entre alternativas de fé e desalento, ansiosamente, pedindo socorro.
Pensai na educação, brasileiros ! ".
" O Primeiro Problema Nacional " , da autoria de Miguel de Oliveira Couto ( 1864 - 1934 ) : renomado médico clínico, professor e político brasileiro, considerado um dos maiores clínicos da história médica do Brasil. Graduado pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Foi presidente da Academia Nacional de Medicina , membro da Academia Brasileira de Letras , e deputado federal pela Assembleia Nacional Constituinte de 1934 .
Miguel Couto – Wikipédia, a enciclopédia livre
google.com
Miguel Couto – Wikipédia, a enciclopédia livre
Encontrado no Google de pt.wikipedia.org

domingo, 19 de outubro de 2025

 Sobre Homem e Médico


" Entre todas as coisas do mundo que nossos olhos veem, ou nossos entendimentos alcançam, o maior milagre, e o mais notável, é verdadeiramente o homem: oriente do céu e da terra, adjacente da eternidade e do tempo, vínculo do Criador e da criatura, na vida, semelhante às plantas, no sentido igual aos animais, no entendimento companheiro dos anjos, na majestade, quase um segundo Deus, composto de duas naturezas, tão diversas e tão adversas como são, o espírito e a carne, das quais uma celestial e a outra terrena, uma é caduca e a outra imortal, uma é a imagem de Deus e a outra semelhança dos brutos; o espírito o faz pio, a carne o faz ímpio; o espírito o levanta ao céu, a carne o abate ao inferno; o espírito o reforma em Deus, a carne o transforma em animal; há maior milagre do que o homem? Pois não há outro milagre maior. A única admiração, a maravilha única entre todos os homens é o cristão verdadeiro; é felicíssimo porque espera em prêmio o céu, é infelicíssimo porque está em desterro na terra; é fortíssimo porque vence ao demônio, é fraquíssimo porque, às vezes o vence a carne; é aninosíssimo porque não teme a morte, é pusilámine porque o aflige a vida; é nobilíssimo porque é irmão de Cristo, é vilíssimo porque é fábula do mundo; é prudentíssimo porque sabe o caminho da salvação ; é fidelíssimo porque crê e não vê; é todo solícito porque nunca ama o descanso, é todo descuidado porque se deixa reger em tudo de Cristo, padece contínuos combates de fora e goza contínua paz de dentro, morre na vida e vive na morte; todas as coisas ama por Cristo, e não a si mesmo por Cristo, não o desvanece a fortuna, nem o entristece a desgraça; no mesmo tempo deseja morrer, e no mesmo tempo deseja viver; morrer para estar em Cristo , e viver para servir a Cristo " .

" Médico, você não é daqui,
Você está aqui.
Você não veio para ficar ,
Você veio para aprender.
Você não veio para julgar ,
Você veio amar.
Você não veio acumular,
Você veio dividir.
Você não é matéria,
Você é energia.
Você não é aparência,
Você é essência.
Entenda quem você é ,
Assim entenderá
Todos nós somos um!

" Não é o diploma médico, mas a qualidade humana , o decisivo ! " . 

quarta-feira, 15 de outubro de 2025

 Ser Doutor - Lima Barreto

" Não chovia mais . As nuvens tinham corrido de um lado do horizonte, deixando ver uma nesga de céu azul . Um pouco de sol banhava aquelas colinas tristes e fatigadas, por entre as quais caminhávamos. A minha situação no Rio estava garantida. Obteria um emprego . Um dia pelos outros iria às aulas, e todo o fim do ano , durante seis , faria os exames , ao fim dos quais seria doutor !
Ah ! Doutor ! Doutor ! ... Era mágico o título , tinha poderes e alcances múltiplos , vários, polimórficos... Era um pálio, era alguma coisa como clâmide sagrada, tecida com um fio tênue e quase imponderável, mas a cujo encontro os elementos , os maus olhares , os exorcismos se quebravam .
Oh ! Ser formado , de anel no dedo , sobrecasaca e cartola , inflado e grosso , como um sapo antes ferir a mortadela à beira do brejo ; andar assim pelas ruas, pelas praças, pelas estradas, pelas salas , recebendo cumprimentos : Doutor como passou ? Como está, doutor?
Era sobre - humano !
Era uma outra casta , para a qual eu entraria , e desde que penetrante nela , seria de osso , sangue e carne diferente dos outros - tudo isso de uma qualidade transcendente, fora das leis gerais do Universo e acima das fatalidades da vida comum ".
Excertos de " Recordações do Escrivão Isaías Caminha " , 1909 , da lavra do gigante Lima Barreto ( 1881 - 1922 ) , jornalista e escritor brasileiro , identificado com o pré- modernismo . Publicou romances , sátiras, contos , crônicas e uma vasta obra em periódicos, no inicio do século XX.

terça-feira, 14 de outubro de 2025

 Fernando Pessoa - Mar e Poesia

" Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa : - Navegar é preciso; viver não é preciso . Quero para mim o espírito desta frase , transformada a forma para a casar como que eu sou : Viver não é necessário; o que é necessário é criar .
Não conto gozar a minha vida ; nem em gozá- lá penso . Só quero torná - la grande , ainda que para isso tenha de ser o meu corpo e a ( minha alma ) a lenha desse fogo .
Só quero torná - la de toda a humanidade; ainda que para isso tenha de a perder como minha.
Cada vez mais assim penso . Cada vez mais ponho na essência anímica do meu sangue o propósito impessoal de engrandecer a pátria e contribuir para a evolução da humanidade.
É a forma que em mim tomou o misticismo da nossa Raça.
Aqui na orla da praia, mudo e contente do mar,
Sem nada já que me atraia , nem nada que desejar , farei um sonho , terei meu dia , fecharei a vida , e nunca terei agonia , pois dormirei de seguida .
A vida é como uma sombra que passa por sobre um rio
Ou como um passo de alfombra de um quarto que jaz vazio ;
O amor é como um sono que chega para o pouco ser que se é;
A glória concede e nega : não tem verdades a fé.
Por isso na orla morena da praia calada e só, tenho a alma feita pequena, livre de magia e de dó ;
Sonho sem quase já ser, perco sem nunca ter tido ,
E comecei a morrer antes de ter vivido " .
Fernando Antônio Nogueira Pessoa , nasce em 13 de junho de 1888 , e falece em 30 de novembro de 1934 . Um gênio da literatura portuguesa.

sábado, 11 de outubro de 2025

 Bororó - da cor do pecado

Alberto de Castro Simoens da Silva ( 1898 - 1986 ) , foi compositor e boêmio . O pai , Alberto de Castro Simoens da Silva , conhecido por Sinhozinho , era famoso boêmio, grande contador de anedotas , e exerceu forte influência na formação de seu filho , tendo sido seu professor de violão. Era sobrinho da Marquesa de Santos , e desde cedo revelou pendência para música. Conviveu com grandes figuras de nosso cancioneiro , como João Pernambuco , Américo Jacomino ( Canhoto ) e Gustavo Ribeiro . Formou um conjunto que alegrava festas e saraus , assim composto :
Carlinhos Santos Cruz ( Bandolim) , Eudóxio Correia ( Banjo ) , e , Fernando Albuquerque ( Banjo ) .
Conta - se que ganhou o apelido de Bororó quando cursava o primário no Colégio Santo Inácio, um grupo de índios Bororó visitou sua casa e , assim que o professor soube , passou a chamá- lo de Bororó. O apelido pegou , entre os colegas e ele passou a se envolver em brigas , que acabaram por provocar sua expulsão e a transferência para outro colégio.
Silvio Caldas , o caboclinho, na sua fase áurea gravou o grande samba de Bororó, " Da Cor do
Pecado " , um dos clássicos de nossa MPB :
" Este corpo moreno / cheiroso, gostoso / que você tem / é um corpo delgado/ da cor do pecado, que faz tão bem / este beijo molhado/ escandalizado, que você me deu / tem sabor diferente / e a boca da gente jamais esqueceu / quando você me responde / umas coisas com graça/ a vergonha se esconde/ então se revela a maldade da raça/ cheiro de mato/ cheiro de fato, saudade , tristeza / essa simples beleza / esse corpo moreno/ morena enlouquece / e eu nem sei bem porquê/ só sinto na vida o que vem de você " /.
A musa deste brejeiro " Da Cor do Pecado" , Chamava- se Felicidade , uma mulher de vida pregressa pouco recomendável que trabalhava em frente ao Tribunal da Justiça, e lhe foi apresentada por Jaime Távora , oficial de gabinete do ministro José Américo. Iniciou - se assim , um romance de vários anos em que Bororó foi responsável pela mudança de vida da moça . Mais tarde ela se casaria com um médico, tendo morrido ainda jovem em consequência de uma gripe mal curada .
Ponto Final !

domingo, 5 de outubro de 2025

 Oscar Niemeyer e a Anistia

" É claro que devemos louvar a anistia , embora surgida tarde , quinze anos após a ditadura.
Mas é bom não esquecer como foi difícil consegui - la e como para isso valeram os movimentos de protesto e a compreensão e a revolta do nosso povo .
Muitos, infelizmente , dela não tomaram conhecimento , mortos e torturados nos porões da repressão.
Para mim, o importante agora não é apenas lembrar aqueles negros tempos, mas repetir o entusiasmo com que contra ela atuamos . É o que nos cabe fazer diante da miséria, do desemprego , do desrespeito à nossa soberania que tanto desagradam à vida brasileira ".
Palavras ditas pelo grande Oscar Niemeyer.
Oscar Niemeyer , nasceu numa família muito religiosa . Apesar de uma vida burguesa , cedo percebeu que o mundo era injusto demais . Daí, entrou no Partido Comunista , que lhe ensinou uma maneira de ver a vida de forma mais humana e solidária. Esperava um mundo mais justo , onde homens de mãos dadas tivessem uma vida mais digna e , lutar bravamente , contra o homem que só pensa nele , em ganhar dinheiro, enfim , um homem que o capitalismo criou .Sempre teve a ideia de que o dinheiro não vale nada e que teria vergonha de ser um homem rico , considerando o dinheiro em algo sórdido. Oscar Niemeyer não professava nenhuma religião, se declarava ateu, embora tenha projetado belas obras como a Igreja de São Francisco de Assis e a Catedral Cristo - Rei.
Oscar Niemeyer nasceu no Rio de Janeiro em 15 de dezembro de 1907 e faleceu em 5 de dezembro de 2012 . Formado em arquitetura na Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro em 1934 . Foi um dos principais representantes da arquitetura moderna , com mais de 600 projetos realizados .
Outros comunistas brasileiros : André Grabois , Barão de Itararé , Caio Prado Junior , Evaristo de Morais, Flávio Dino , Florestan Fernandes , Vladimir Herzog , Jacob Gorender, Luis Carlos Prestes , Manoel de Barros , Carlos Marighela , Rachel de Queiroz .
Esta turma toda aí , constituida de alguns grandes valores , hoje , continuaria lutando pela anistia , ou não?
Ponto Final.