domingo, 6 de outubro de 2024

 O Poeta Filgueiras Lima

Antônio Filgueiras Lima , nasceu na cidade de Lavras da Mangabeira , no Ceará, em 21 de maio de 1909. Bacharel pela Faculdade de Direito do Ceará, turma de 1933 . Em 1938 , com Paulo Sarasate, fundou o Intituto Lourenço Filho . O poeta Antônio Sales assim se refere a Filgueiras Lima:
" Aqui em nosso meio , onde há alguns poetas de grande valor por outros títulos, Filgueiras Lima é, ao meu ver , o mais suave dos tangedores da lira ."
Poeta e educador , pertenceu à Academia Cearense de Letras , onde ocupou a cadeira 21, de que é Patrono, José de Alencar . Passou para o mundo maior no dia 28 de agosto de 1965 .
" Exortação ao Homem Prático " :
Homem prático ,
Que passas correndo pela rua ,
Contém o passo - que teu esforço é inútil.
Olha que eu sigo ao teu lado ,
Calmo , sereno , devagar,
Com os olhos cheios de paisagens,
Os ouvidos bêbados de música
E a mente enflorada de sonhos ...
Vê bem : por mais que te apresses,
Por mais que avances,
Nunca me vencerás nesta corrida.
Bem sei que és forte - mas eu também sou forte!
Depois , só há um ponto de partida: a Vida .
Só existe um ponto de chegada : a Morte .
E enfim , sobre o caminho percorrido,
Tu, homem prático , deixarás apenas
O pó que levantaste do solo
Com as tuas passadas estrepitantes.
E eu ? Ah ! Eu deixarei um pouco de mim mesmo
Sobre os cardos,
Sobre as pedras,
Para tornar mais suave a caminhada
Dos que vierem depois de mim ...
Ponto Final !
Pode ser uma imagem de 1 pessoa
]

Nenhum comentário:

Postar um comentário