sábado, 25 de maio de 2024

 A Magia do Bolero : Agustín Lara

" Noite de ronda / que triste passa / que triste cruza / por minha sacada / noite de ronda / como me fere / como lastima meu coração / lua que se quebra sobre a obscuridade / de minha solidão/ aonde vais / diz- me se esta noite / tu que vais de ronda /como ela se foi/ com quem estás? / diz - lhe que a quero/ diz - lhe que eu morro/ de tanto esperar / que volte já/ que as rondas / não são boas/ que trazem danos / e dão penas / que se acabam por chorar / diz - lhe que a quero / diz - lhe que eu morro / de tanto esperar/ que volte já/ que as rondas / não são boas / que trazem danos / e dão penas / que se acaba por chorar ".
Composição " Noche de Ronda " , de Agustín Lara , em tradução livre .
" Tão somente uma vez / amei na vida / tão somente uma vez / e nada mais / uma vez, nada mais/ em minha existência brilhou a esperança/ a esperança que alumia o caminho/ de minha solidão/ uma vez , nada mais/ se entrega a alma / com a doce e total renúncia/ e quando esse milagre realiza/ o prodígio de amar - se / há guizos de festas que cantam / no coração " .
Composição " Solamente una Vez " , de Agostin Lara , em tradução livre .
Agustín Lara ( 1896 - 1970 ) , nasceu na cidade do México, e tornou - se cantor , músico, compositor e ator de largos recursos . Difundiu o bolero por todos os cantos da terra . Aos 13 anos de idade iniciou seus trabalhos como pianista na vida noturna de bares e cabarés. Naquele época era comum , sair - se da infância para a fase adulta sem passar pela adolescência. Agostin Lara teceu cerca de 700 canções e atuou em 30 películas cinematográficas.
No rico colar do pecado que envolvia o centro da cidade de Fortaleza , nos anos sessenta do século passado , velhos casarões davam abrigo a " pensões alegres " onde jovens faziam seu " vestibular" nas artes do amor , e os adultos maduros realizavam uma pós - graduação em filosofia do cotidiano e nas travessuras de Baco .
" As Madames " cobriam , gentilmente , " As Meninas " com um verdadeiro banho- de- loja no Bazar das Novidades , e na Loja Cruzeiro , para abrilhantarem as noitadas nas boates :
Monte Carlo ; Império ; City ; Hollywood; Estrela ; Fanny ; Graça ; Naninha ; Fascinação ; e Bar da Alegria .
Ricos e pobres , gregos e troianos , protegidos pelo breu da noite e no completo anonimato mantiveram um mundo de orgia , hoje posto ao rés do chão, dando lugar a estéreis estacionamentos de veículos, num centro da cidade totalmente descaracterizado.
Uma ignomínia profunda !
Pode ser uma ilustração de 1 pessoa e monumento
Todas as reações:
Martinho Rodrigues, João Carlos Pires de Carvalho e outras 9 pessoas
3
Curtir
Comentar
Compartilhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário