quarta-feira, 22 de março de 2023

 Planeta Água - Guilherme Arantes

" Água que nasce na fonte serena do mundo / e que abre um profundo grotão / água que faz inocente riacho / e deságua na corrente do ribeirão / águas escuras dos rios / que levam a fertilidade ao sertão/ águas que banham aldeias / e matam a sede da população / águas que caem das pedras / no véu das cascatas , ronco de trovão/ e depois dormem tranquilas / nos leitos dos lagos / água dos igarapés / onde iara , a mãe d'água / é misteriosa canção / água que o sol evapora / pro céu vai embora / virar nuvens de algodão / gotas de água da chuva / alegre arco - íris sobre a plantação / gotas de água da chuva / tão tristes , são lágrimas na inundação / águas que movem moinhos / são as mesmas águas que encharcar o chão / e sempre voltam humildes / pro fundo da terra /
Terra ! Planeta Água! / Planeta Água! /.
" Planeta Água " , composição do ano de 1981 , da autoria de Guilherme Arantes , cantor , compositor e pianista , nascido em 1953 . Desde a década de 70 do século passado compõe pérolas musicais que o tornam um dos clássicos verdadeiros de nossa MPB . E para matar saudades :
" Quando eu fui ferido / vi tudo mudar / das verdades que eu sabia / só sobraram restos / e eu não esqueci / toda aquela paz que eu tinha / eu que tinha tudo / hoje estou mudo / estou mudado / á meia noite , á meia luz / pensando ! / daria tudo por um modo de esquecer / eu queria tanto / estar no escuro do meu quarto / á meia - noite , á meia luz / sonhando ! / daria tudo por meu mundo e nada mais / não estou bem certo / se ainda vou sorrir / sem um travo de amargura / como ser mais livre / como ser capaz / de enxergar um novo dia / eu que tinha tudo / hoje estou mudo / estou mudado / á meia - noite , á meia luz / pensando ! / daria tudo por um modo de esquecer / eu queria tanto/ estar no escuro do meu quarto / á meia - noite , á meia luz / sonhando! / daria tudo por meu mundo e nada mais " .
Composição " Meu mundo e nada mais " , datada de 1976 .
Foto que ilustra o texto mostra o entardecer no Porto das Dunas , litoral leste do Ceará.
Ponto Final !
Pode ser uma imagem de praia, costa, céu, oceano e natureza
Curtir
Comentar
Compartilhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário