sexta-feira, 8 de abril de 2022

 Guernica , de Pablo Picasso

Em 26 de abril de 1937 , em plena Guerra Civil na Espanha , aviões da Legião Condor da Alemanha de A. Hitler ( 1889 - 1945 ) bombardearam , com artefatos incendiários , de forma impiedosa e covarde a pequena aldeia basca de Guernica , na Espanha , a pedido do ditador General Francisco Franco ( 1892 - 1975 ). Mais de 1500 vitimas civis sucumbiram por conta de tal ato bárbaro e covarde.
Pablo Picasso ( 1888 - 1973 ) , pintor espanhol , recebera o encargo de produzirr um grande quadro para o pavilhão espanhol da Exposição Universal de Paris ( 1937 ). Em menos de três semanas , Picasso desenhou " Guernica " desnudado os horrores daquele ataque traiçoeiro ao pequeno reduto basco. Depois de permanecer quase quarenta anos em depósito em Nova York, em 1981 , o quadro foi recuperado pela Espanha , e instalado no Museu de Arte Reina Sofia , em Madri.
A obra de Picasso mostra figuras que expressam dor , sofrimento , insegurança, em tons cinza , e nas cores preta e branca que remetem à morte , ao horror , ao desumano e à guerra. A tela Guernica trata - se de um pungente documento histórico, atemporal sobre atos destrutivos inumanos promovidos por demônios do mal.
Sabe - se que os demônios do mal , tido como anjos decaidos, atormentam a humanidade , bem diferentes dos Daimons dos gregos , como aqueles que influenciaram figuras como Sócrates ( 470 - 399 a.C ) , guiando sempre seu caminho na direção do bem.
Em 2022 , um gênio maligno como aquele descrito por Descartes ( 1596 - 1650 ) , induz ao erro , impedindo o florescer do bem , promovendo uma matança brutal de seres humanos .
O mural que ilustra este relato , encontra - se no Edifício Guernica , situado na Praça Rogério Fróes, em Fortaleza .
Pode ser uma imagem de parede de tijolos
Fernando Melo e Carlos Alberto Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário