quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

 Abelardo e Heloísa

Para Roger Soares
Pedro Abelardo ( 1079 - 1142 ), filósofo e teólogo francês, nasceu em La Pallet e faleceu na abadia de Saint- Marcel. Foi discípulo de Guilherme de Champeaux ( 1070 - 1121 ) e de João Roscelino ( 1050 - 1120 ) que lhe ensinaram a doutrina do "nominalismo " , onde os termos que exprimem as ideias não são realidades, apenas, são puras denominações.
Fundador às portas de Paris , na montanha de Santa Genoveva , de uma escola que contou , reza a tradição, com milhares de alunos. Pedro Abelardo tentou introduzir a lógica científica nos assuntos dogmáticos da fé.
No livro Historia calamitatum, Abelardo deixa a trajetória e o sentido de sua vida e obra.
Surge , enfim , Heloísa de Argenteuil ( 1090 - 1164 ) sobrinha do cônego Fulbert, que tornou - se aluna e amante de Abelardo , ela com 17 anos e ele com 37 anos. O cônego Fulbert ao tomar conhecimento do tórrido romance de Heloísa e Abelardo, preparou e mandou executar a emasculação do mancebo , como um castigo perverso e hediondo. Deste relacionamento nasce o garoto Astrolábio.
Abelardo segue para o mosteiro de Saint Denis, e Heloísa para um convento em Argenteuil. Fica para a história uma famosa correspondência entre os amantes , que segundo um erudito alemão - Schmeidler- teria sido inteiramente composta por Abelardo, como uma ficção literária.
Abelardo falece na abadia de Saint Marcel , na cidade de Cluny, em 1142 , com a idade de 63 anos. Heloisa parte para o multiverso em 1162 , aos 74 anos, e foi sepultada ao lado de seu grande amor , Abelardo.
Em 1817 os restos mortais dos dois amantes foram levados para o Cemitério do Père - Lachaise em Paris.
Pode ser arte de 1 pessoa
Curtir
Comentar
Compartilhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário