terça-feira, 20 de maio de 2025

 Aposentadoria : Sonho ou Pesadelo ?

Ao longo dos tempos a aposentadoria se apresenta como um incômodo selo da terceira idade e de inutilidade social . Representa o último suspiro de vida do ser humano . O aposentado - aquele que fica firme no aposento - indica a passagem de um período de plena atividade para um outro sem realizações ou objetivos . Resta a deterioração do padrão de vida e o fim do relacionamento social . Uma lastima !
A vida humana apoia - se no mundo familiar e no trabalho . Infelizmente , representa uma " morte social " , enfim , um atestado oficial de envelhescência .
Consequências negativas :
diminuição brusca da renda familiar , ansiedade gerada pelo vazio deixado pelo trabalho , e o aparecimento ou piora de estados mórbidas como , hipertensão arterial , diabetes , depressão , acidente vascular cerebral , câncer, e a temível e galopante demência , dentre outras .
E hoje de forma abrupta , em Pindorama , aparece um escândalo alarmante de um esquema bilionário de fraudes dentro do , pasmem , Instituto Nacional de Seguro Social ( INSS ) , com desvios de cerca de 6,3 bilhões de reais , de descontos indevidos nos contracheques de aposentados e pensionistas - exatamente aqueles que deveriam ser mais protegidos pelo Estado . Uma das entidades investigadas , pasmem , é o Sindicato Nacional dos Aposentados , Pensionistas e Inativos ( SINDNAPI ) .
E aí ?
Acorda , nação verde , amarela e vermelha , preocupada em proteger o uso de batom em estátuas no Planalto Central .
Pode ser uma ilustração de hospital
Ver insights e anúncios
Todas as reações:
Regina Madureira, João Carlos Pires de Carvalho e outras 5 pessoas

domingo, 18 de maio de 2025

 O Declínio do Rei Sol e do Ser Envelhescente

A carruagem do Rei Sol caminha célere para a escuridão da noite . Ah ! Como se assemelha ao destino dos seres humanos . E tem tudo para ser um belo e majestoso espetáculo .
" Para que a velhice não seja uma irrisória paródia de nossa existência anterior, só há uma solução - é continuar a perseguir fins que deem um sentido à nossa vida " ( Simone de Beauvoir) .
" A velhice às vezes é uma janela que se abre de repente , e por onde fogem os últimos raios da mocidade " ( Aluísio Azevedo) .
" É próprio da velhice : quando a idade é muita e a saúde pouca , sobram os enfados e minguam as esperanças " (José de Alencar) .
" A velhice faz surgir nos seres humanos um imenso sentimento de paz e de libertação " ( Platão ) .
" Para indivíduos prudentes e bem preparados , a velhice não constituiria peso algum " ( Sócrates) .
" A vida é como uma lenda : não importa se for longa , mas se for bem contada . Não importa quanto tempo vivamos, mas como o fazemos " ( Sêneca) .
" Morrem certas vontades
Mas nascem outras dentro de mim
Morrem certas capacidades
Mas nascem outras dentro de mim
Morrem certas possibilidades
Mas nascem outras dentro de mim
Morrem certos desejos
Mas nascem outros dentro de mim
Morre meu corpo
Mas deixo muitas coisas
Que nasceram dentro de mim " ( Guite I . Zimerman " .
Ponto Final.
Foto que ilustra o texto : o cair da tarde neste sábado na Praia de Iracema - Fortaleza .
Pode ser uma imagem de crepúsculo, horizonte e oceano
Ver insights e anúncios
Todas as reações:
Laodicéia Weersma, Domingos Sávio Campos Araujo e outras 9 pessoas

quarta-feira, 14 de maio de 2025

 Alexis Carrel : Uma Breve Reflexão

Alexis Carrel ( 1873 - 1944 ) , nasceu na França . Seu pai era um mercador de seda , e seu sonho desde pequeno foi direcionado para o exercício da medicina . Sua educação básica fez - se em um bom colégio cristão . Alexis ingressou na Faculdade de Medicina na Universidade de Lyon , na França . Estagiou no famoso hospital Hotel Dieu de Lyon durante cinco anos , onde realizou avançados estudos sobre cirurgia vascular.
Na época, o jovem médico Alexis Carrel ficara deveras impressionado com a morte do presidente francês Marie François Sadi Carrat, assassinado por um anarquista italiano que se utilizou de uma arma branca para lesionar um vaso sanguíneo de grande calibre , a veia porta , do infeliz político , que não pôde ser corrigido prontamente , levando - o ao óbito . Influenciado por tal tragédia, Carrel criou várias técnicas de suturas vasculares com fios especiais que se tornaram modelos em cirurgia por muito tempo . Partindo desse patamar , avançou estudos experimentais nas áreas de transplantes de tecidos e órgãos, tendo como apoio o laboratório Hull de Fisiologia , de Chicago .
Em 1912 , aos 39 anos de idade , Alexis Carrel recebe , merecidamente , o Prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina . Quando irrompe a Primeira Grande Guerra Mundial ( 1914 - 1918 ) , Alexis retorna à França onde ingressa no exército , junto à sua esposa que prestou serviço como enfermeira na Cruz Vermelha Francesa . Muitas vidas foram poupadas de amputações em decorrência do emprego de técnicas cirúrgicas avançadas descobertas pelo insigne esculápio francês . Junto com o bioquímico inglês Harry Dakin , Alexis idealizou uma solução antisséptica chamada " Solução Carrel - Dakin " , que foi amplamente empregada durante a conflagração mundial , poupando muitas vidas .
Após o término da guerra , Carrel continuou seus trabalhos científicos no Instituto Rockefeller, na área de Cultura de tecidos . Em 1935 , Alexis Carrel lançou um livro que logo se tornou um exuberante êxito literário , " O homem, esse desconhecido " . Nele , o autor propunha a formação de um conselho superior para governar o mundo. Os membros que integrariam tal restrito grupo seriam intelectuais notáveis reunidos em volta de um " Centro do Pensamento " , onde políticos do mundo inteiro iriam buscar conselhos para o bem da humanidade . Carrel defendia firmemente que seria esta a única saída para evitar decadência orgânica e mental da humanidade .Para ele , os seres humanos dividiam - se claramente em superiores ( a casta pensante ) e inferiores ( os deficientes físicos e mentais, entre outros ) .
Para Carrel, o homem forte intelectual é o mais feliz e útil dos seres , porque mantém em seu fecho as atividades intelectuais , morais e orgânicas. Na primeira edição, em alemão, do livro" O homem , esse desconhecido " , o autor rasga elogios ao regime nazista de Adolf Hitler . Desta solução defendida por Carrel para a " solução final " , proposta por Hitler, foi um passo de ganso . Alexis Carrel tomou partido durante a Segunda Grande Guerra Mundial ( 1939- 1945 ) de franco apoio ao regime nazista de Adolf Hitler , participando do governo colaboracionista francês sob o comando do Marechal Philippe Petain .
Alexis Carrel morreu de um ataque cardíaco , aos 71 anos de idade, na França , e evidencia a complexidade do ser humano visto de perto e uma prova cabal de que toda biografia só tem seu fecho após a última pá de terra fria que cai sobre o tal bicho - homem . Ponto Final .
Pode ser uma imagem de 1 pessoa
Ver insights e anúncios
Todas as reações:
Domingos Sávio Campos Araujo, Pedro Bezerra de Araujo e outras 10 pessoas

 A Ti Me Entrego Senhor

" Meu Deus, vem substituir em mim
Tudo o que está me faltando pouco a pouco ,
À medida que envelheço.
Minhas forças, substitui por mais amor ,
Por um dom mais simples ,
Mais delicado , de mim mesmo.
Meu ímpeto, meu entusiasmo,
Substitui por teu sorriso .
Tu , tão bom para todos ,
Que sabes ouvir o que pedem os outros ...
Ajuda - me , não só a suportar e a compreender os outros...
Mas interessar - me por seus projetos .
Minha memória, faze com que ela me permita
Lembrar - me do que há de melhor ,
Do que houve de mais bonito em minha vida ,
A fim de partilhá- lo com os outros ...
Minha vontade , que é fraca , talvez ,
Faze que se dobre aos desejos razoáveis dos que me cercam .
Que minha fé se irradie , discretamente, pelo exemplo ...
Minha inteligência, faze que aceite com humildade saber - se menos ativa , menos rápida ,
Mas que se aplique sempre a procurar - te , a conhecer - te
E a penetrar - me nas promessas de eternidade
Que fazes a todos os que procuram a ti .
Senhor meu Deus , faze que eu seja capaz
De desapegar - me , de esquecer - me ,
De dar - me, contigo e por ti. Amém ".
Jean - Marie Villot : nascido em 11.10 .1905 , e falecido em 09 . 03 .1979 .Foi um prelado francês e Cardeal da Igreja Católica Romana em 1965 . Carmelengo da Santa Igreja Romana de 1970 - 1979 .
Jean-Marie Villot – Wikipédia, a enciclopédia livre
google.com
Jean-Marie Villot – Wikipédia, a enciclopédia livre
Encontrado no Google de pt.wikipedia.org