segunda-feira, 29 de julho de 2024

 Estação das Flores

As estações como símbolos universais representam o nascimento , crescimento , morte e renascimento , como ciclos regulares da natureza e da vida humana . A primavera é associada à deusa Afrodite ou Vênus, na mitologia grega ; ao deus Hermes ou Mercúrio na mitologia romana ; e , à Flora , deusa das flores .
As flores simbolizam a primavera , época em que a maioria delas desabrocha ; representam, também , a brevidade da existência com o ser humano que desabrocha , cresce e depois cai , como uma flor , ou uma lágrima de amor . Brancas , as flores remetem à perfeição, à pureza e à inocência. Vermelhas , são símbolos do coração apaixonado e do amor físico . Os espinhos , por fim , representam as dores de amor.
O Vazio é o princípio do Céu e da Terra .
A Existência é a mãe de todos os seres .
Segue uma poesia do mago Pablo Neruda ( 1904 - 1973 ) , poeta , diplomata e político chileno que conquistou o Prêmio Nobel da Literatura em 1971 .
" Quero apenas cinco coisas ...
Primeiro é o amor sem fim
A segunda é ver o outono
A terceira é o grave inverno
Em quarto lugar o verão
A quinta coisa são teus olhos.
Não quero dormir sem teus olhos .
Não quero ser ... sem que me olhes .
Abro mão da primavera para que continues me olhando " .
Foto que ilustra o texto : Praça Rogério Froes em Fortaleza , com o chão coberto de flores de Ipê .
Pode ser uma imagem de 1 pessoa
Todas as reações:
Anny Martins, Sheylane Martins e outras 74 pessoas

domingo, 28 de julho de 2024

 Um Sábado Com Poseidon

Envolto num mar de pérolas jogadas ao vento por ondas revoltas , reverencio Poseidon , neste sábado no Porto das Dunas, no litoral leste do Ceará . Poseidon , irmão de Zeus , o supremo deus grego , e de Hades , rei do mundo inferior .
Poseidon representa a divindade poderosa que governa os oceanos como deus do mar e , por abalar a terra como criador de terremotos .
É representado por um velho barbudo que viaja nas profundezas do oceano em uma carruagem conduzida por cavalos - marinhos dourados .
Irascível, usa um tridente para agitar as águas. De bom humor favorece a mares calmos .
" Não é de águas apenas e de ventos ,
No rude som , formada a voz do Oceano :
Em seu rude clamor - ouço um clamor humano,
Em seus lamentos - todos os lamentos .
São de náufragos mil estes acentos ,
Estes gemidos , está aiar insano ,
Agarrados a um mastro , ou tábua , ou pano ,
Vejo - os varridos de tufões violentos ;
Vejo - os , na escuridão da noite aflitos ,
Bracejando , ou já mortos e de bruços ,
Largadas das marés, em ermas plagas ...
Oh ! São deles estes surdos gritos ,
Este rumor de preces e soluços
É o choro de saudade destas vagas ! "
Soneto " O choro das vagas " , da autoria de Alberto de Oliveira ( 1857 - 1937 ) , farmacêutico , professor e poeta parnasiano, considerado o " príncipe dos poetas brasileiros .
Pode ser uma imagem de 1 pessoa, nadando e oceano
Todas as reações:
Sheylane Martins, Martinho Rodrigues e outras 19 pessoas

domingo, 21 de julho de 2024

 Mais um Baby Boomer

Quantos anos tenho ?/ tenho a idade que quero e sinto ! a idade em que posso gritar / sem medo aquilo que penso / fazer o que desejo , sem medo ao fracasso / pois tenho a experiência dos anos vividos / e a força, e a convicção de meus desejos/ que importa quantos anos tenho !/ não quero pensar nisso ! / pois uns dizem que já sou velho / enquanto outros " que estou no apogeu " / porém não é a idade que tenho / nem o que as pessoas dizem / senão o que meu coração sente , e o meu cérebro me dita ... / tenho os anos necessários para gritar , o que penso / fazer o que quero , reconhecer os erros velhos / retificar caminhos e somar êxitos/ tenho a idade em que as coisas se olham com mais calma / porém com o interesse de seguir crescendo/ tenho os anos em que os sonhos / se começam, a acariciar os dedos / e as Ilusões se convertem em esperança/ tenho os anos em que o amor / às vezes é uma louca labareda / ansiosa de consumir - se no fogo / de uma paixão desejada/ e outras vezes ...num remanso de paz , como o entardecer na praia / quantos anos eu tenho? / não necessito marcá-los com um número/ pois os meus desejos alcançados/ as lágrimas que pelo caminho derramei / valem muito mais que isso / que importa , se tenho , cinquenta , sessenta , ou mais ! / o que importa é a idade que sinto ! tenho os anos para viver livre / pois levo comigo / a experiência adquirida , e a força dos meus desejos/ quantos anos tenho ? /isto a quem lhe importa ? /tenho os anos suficientes , para perder o medo / e fazer , o que quero e sinto / que importa quantos anos tenho, ou quantos espero / se com os anos que tenho ... / aprendi a querer o necessário, e agarrar ... apenas o bom da vida .
A todos os irmãos amigos de caminhada que vieram ao mundo após o término da Segunda Guerra Mundial : Geração Baby Boomer ( entre 1945 - 1964 ) . Nasci em 1959 , em Fortaleza .
Pode ser uma imagem de 1 pessoa, barba, sorrindo e hospital
Todas as reações:
Carolina Monte Studart Gurgel, Anny Martins e outras 68 pessoas

segunda-feira, 8 de julho de 2024

 Um Fim de Semana sob a Proteção de Buda

Numa praia mansa no litoral oeste do Ceará sob a guarda de figuras do budismo clássico:
Siddharta Gautama ( Buda , O Iluminado ) . Ali desfilam estátuas de Brahma ( o primeiro princípio não pessoal de toda a criação ) , Vishnu ( o preservador ) , e Shiva ( o destruidor ) . A tradição védica tinha uma metáfora anatômica para a rígida ordem social do sistema de casta . A classe sacerdotal era a cabeça de um organismo ; o guerreiro e a classe nobre eram os braços os comerciantes e artesãos eram as coxas ; e os camponeses representavam os pés.
Os aspectos do caminho certo de Buda :
I . Compreensão Correta
II . Pensamento Correto
III . Palavra Correta
IV . Ação Correta
V . Meio de Vida Correta
VI . Esforço Correto
VII . Plena Atenção Correta
VIII . Concentração Correta
Pensamentos de Buda :
" Ao cuidar de si mesmo , você cuida dos outros. Ao cuidar dos outros , você cuida de si mesmo " .
" Se um homem fala ou age com o pensamento puro , a felicidade o acompanha como uma sombra que jamais o deixa " .
" Jamais em todo o mundo , o ódio acabou com o ódio. O que acaba com o ódio é o amor".
" A lei da mente é implacável. O que você pensa , você cria ; o que você sente , você atrai ; o que você acredita torna - se realidade ".
" As palavras têm o poder de ferir e de sarar . Quando elas são boas , tem o poder de mudar o mundo " .
Ponto Final.
Pode ser uma imagem de 1 pessoa, praia e oceano
Todas as reações:
Anny Martins, Martinho Rodrigues e outras 54 pessoas
27
Curtir
Comentar
Enviar
Compartilhar