domingo, 9 de fevereiro de 2020



Os Primórdios da Medicina Grega
A sublime herança da arte de curar remonta à antiguidade grega. Os deuses da época abarcavam todas as atividades humanas , viviam e procriavam com os mortais. Assim, o deus Apolo teve uma mortal, Corônis , como amante, que grávida, coabitou com o belo mortal Ísquis. Um dos corvos brancos de Apolo assistiu a tal traição, e de pronto , alertou a Apolo , que zangado , transformou o corvo, seus descendentes e semelhantes, como urubus e gralhas , a partir de então, em aves negras.

Apolo pediu que sua irmã, Ártemis, o vingasse, e assim foi feito. Corônis foi morta por flechas envenenadas. De seu ventre foi retirado um menino , Asclépios , logo entregue para o centauro Quíron - mestre na arte da medicina e farmácia- , que o educou com esmero até a idade adulta.
Asclépio casou - se com Epíone , que lhe deu sete filhos , todos ligados à arte da medicina : Hígia, Panaceia , Aceso, Iaso, Macaon, Podalírio e Telésforo.
Pulando no tempo, um heroi hodierno, digno filho de Asclépio , Li Wenliang , um oftalmologista chines, de 34 anos , por conta de uma virose , partiu para os " Campos Elísios", para as " Ilhas dos Abençoados " onde vivem os Bons, Justos e Virtuosos , para sempre !
Boa Viagem , Caro Mestre !

Nenhum comentário:

Postar um comentário