ORAÇÃO PARA A TURMA DE FORMANDOS DE MEDICINA UECE 2014
Revivendo um momento de pleno gozo junto a um grupo de jovens cuidadores de vida humana : um instante de saudade .
Queridos formandos
Porque tudo tem a sua hora e vez , chegou , enfim , o momento de encarar com firmeza um novo desafio na vida dos senhores , aquele de abraçar amplamente o mais nobre e sublime de todos os ofícios , a ciência – arte de cuidar das pessoas .
Segundo as palavras do bardo português Luiz Vaz de Camões , “ Não se aprende , Senhor , na fantasia sonhando , imaginando ou estudando ; senão vendo , tratando e pelejando “ .
A Faculdade de Medicina da Universidade Estadual do Ceará , amorosamente os acolheu e participou integralmente da realização destes seus belos sonhos . Um longo caminho foi percorrido , como sempre , permeado de risos e lágrimas . Deste modo desnuda - se cruamente a vida que assim sempre foi e será . Fiquem certos , queridos pais , irmãos , companheiros , filhos e amigos , presentes e indispensáveis , sem vocês este percurso teria sido puramente em vão . Reservem , queridos formandos , lhes rogo , um lugar aí no lado esquerdo do peito , para os seus noveis irmãos de jaleco branco , seus mestres e amigos que juntos ensinaram e aprenderam a arte de viver e quando foi possível , dividiram saberes práticos e relevantes em medicina .
Nossa permanente incompletude , graças a Deus , permitiu essa simbiose onde crescemos juntos , amparados uns nos outros , e , assim seguiremos até o fim de nossos dias . Não somos , sinceramente , mestres e alunos , e , sim , verdadeiros companheiros de viagem . Parceiros e cúmplices do cotidiano . Do ponto de vista físico , podemos até não mais nos tocar , por pelejar em lugares distintos , mas seremos emocionalmente unos para sempre , ungidos pela mãos do Senhor .
Segundo o mestre canadense William Osler , há que se desdobrar com zelo o evangelho da alma : nossa relação com os poderes invisíveis ; o evangelho das boas obras : a relação nossa de homens com nossos irmãos ; o evangelho do corpo : a nossa relação com a natureza . A recompensa virá em graça , conforto e respeito de toda a comunidade . Que assim seja .
Desde Hipócrates sabe – se que três ordens de motivações afetivas de natureza altruísta devem mover o médico e que se refletem na qualidade de sua prática :
A filotecnia ou amor à arte , aquele que deve sentir alguém pela atividade a qual dedica sua vida inteira .
A filantropia ou o amor à humanidade , com a obrigação humana de gostar de seus semelhantes .
A filosofia ou o amor ao conhecimento , não apenas no sentido de curiosidade científica , mas da necessidade de saber cada vez mais e melhor para o bem de todos .
A medicina que ora se apresenta em meio a uma sociedade enferma onde avulta o egoísmo , cada qual cuidando de si , precisa resgatar os valores humanísticos de solidariedade ao sofrimento de nossos irmãos . O retorno benfazejo da importância do ser sobre o ter . Aquele que irá lhes procurar convivendo despreocupadamente com um quadro de hipertensão arterial , diabetes , obesidade e sedentarismo será exatamente o mesmo , que excessivamente cuidadoso , lava religiosamente seu veículo quatro – por – quatro , e diante de qualquer pequena anormalidade deste seu objeto de adoração , manda –o rápido a uma oficina mecânica . Cumpre a cada um de nós buscar saídas para modificar esta triste realidade .
E tenham sempre em mente que a medicina por si só não irá conseguir as melhores performances caso não se socorra da espiritualidade , da música , da filosofia e da literatura em geral .
Por fim , com reverência , lhes agradeço , comovido e eternamente grato , , a homenagem que os senhores me prestaram , apondo meu nome na Sétima Turma da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual do Ceará . Compartilho , humildemente , com todo corpo docente e administrativo da UECE , esta pungente comenda .
Queridos filhos , sejam corajosos , íntegros , éticos , amorosos , afáveis , sensíveis , desprendidos , sonhadores , livres de preconceitos e , primordialmente , sanadores de corpos e almas . E , claro , nunca se curvem aos poderosos ! . Nunca , mesmo ! . Curvem – se sim , sempre , e humildemente àqueles que lhes estendem a mão em busca de ajuda . Deste modo , o mundo lhes acolherá em seu regaço e Deus lhes abençoará sempre , amenizando o peso de suas jornadas .
Um afago saudoso e meu eterno muito obrigado ! .
Nenhum comentário:
Postar um comentário