Contritionem praecedit superbia:
A soberba precede a contrição. Significa que o soberbo sempre é punido e , por isso , as pessoas nunca devem engrandecer - se nem ensoberbar - se : é melhor ser humilhado junto aos mansos do que repartir despojos com os soberbos.
Qui se ipse laudat cito derisorem invenit:
Quem se louva , logo encontra quem o ridiculariza. É odiosa a tola exaltação de si mesmo. Elogio de boca própria é vituperio.
Alienis me coloribus adornare:
Enfeitar - se com as cores alheias. O indivíduo, por vaidade excessiva e desejo de sobressair, não hesita em arrogar - se méritos alheios .
Numa fábula de Esopo, um certo gralho careca para parecer mais bonito , e para ser eleito rei dos pássaros, roubou as penas de todas as outras aves , enfeitando - se com pompa . No fim , porém, os outros lhe arrancam as penas postiças , e ele continua sendo um galho feio como antes , porém, ridículo, babando ódio perante seus semelhantes .
Parturient montes , nascetur ridiculus mus :
Os montes parirão e nascerá da soberba um ridículo e ardiloso camundongo .
Um povo ordeiro e pacato , ao sul do equador, saiu às ruas, fazendo ouvidos de mercador para falsos deuses que , histericamente , babando ódio nas togas, usurpam os basilares direitos dos cidadãos pátrios : liberdade de expressão, de associação, e defesa do futuro de Pindorama .
Uma coisa é certa : foi ultrapassado o limite da tolerância !
In medio stat virtus : No meio está a virtude !
Ponto Final !
Nenhum comentário:
Postar um comentário