A Crestomatia - Ontem e Hoje
O termo Crestomatia, origina - se do grego , Khrestos ( útil) , e Matheim ( saberes) , sendo aplicado a uma coletânea de textos literários destinados ao ensino escorreito de nossa língua pátria. A Crestomatia , escrita pelo professor gaúcho Radagasio Taborda, surgiu em 1931 , e durante três décadas serviu a milhares de estudantes brasileiros. Hoje , presta - se como uma relíquia para bibliófilos que dela sorveram os primeiros contatos com as ricas literatura brasileira e portuguesa .
Hodiernamente, o Brasil vive um grave momento em que várias Instituições da República perderam sua credibilidade perante a Sociedade Civil.
Seguem dois excertos da Crestomatia , em sua vigésima quinta edição, pela Editora Globo , 1953 , mostrando como a História se repete .
Sermão a Ladrões
Uma quadrilha de ladrões captura um dia um velho pároco, ao qual, estes amáveis bandidos, exigiram que , como resgate, lhes pregasse um sermão, adaptado à sua inteligência.
" Caros amigos, começou o bom padre, crede... ninguém mais do que eu se alegra da vossa sorte. Sim , sois felizes. Não viestes vós ao mundo, como N. S. Jesus Cristo , em sua miserável caverna ? E em cada dia da vossa vida , cheia de cruéis padecimentos , não sois insultados , maltratados , julgados e condenados , como o Salvador do mundo ?"
- Bravo , bravo ! - gritou toda a quadrilha , contente com a honrosa comparação.
" Finalmente , meus amigos , continuou o padre , vós, como Cristo acabais pendentes de um pau , num suplício horrível, em presença de uma plebe vil que grita e assobia , vendo - vos penar ; como Cristo , depois da morte , desceis ao inferno, e... ali ficais. Eis a diferença única que existe entre a vossa condição e a do Homem - Deus".
A Um Calvo Pretencioso
Cabeça ! ... que desconsolo!
Cabeça ! ... força é dizê-lo :
Por fora não tem cabelo,
Por dentro não tem miolo.
Ponto Final !
Nenhum comentário:
Postar um comentário