quarta-feira, 8 de junho de 2022

 O Alienista Ontem e Hoje.

Uma realista novela - O Alienista - veio à lume no ano de 1882 , nas mágicas mãos do gigante Machado de Assis ( 1839 - 1908 ), o Bruxo do Cosme Velho. A narrativa mostra a trajetória anárquica de um esculápio " filho da nobreza de terras , e o maior médico do Brasil , de Portugal e das Espanhas " , num pequeno burgo , Itaguaí , no Rio de Janeiro de antanho.
O tal pastor de almas constrói um hospício - A Casa Verde - para abrigar alienados de variadas matizes, por ele catalogados como : os modestos , os tolerantes , os verídicos, os simplórios, os leais , os magnânimos, os sagazes, dentre outros . Desse modo , o mentecapto chegou a confinar na Casa Verde , cerca de setenta por cento da população de Itaguaí , provocando uma revolta popular de grande monta .
Revendo a tênue linha entre a loucura e a sanidade , o tal alienista resolve libertar todos os habitantes da Casa Verde , e o próprio pastor de almas interna - se no hospício até finarem seus tristes dias. Admitiu o pobre homem que sua teoria de loucura havia fracassado em cheio.
E hoje, num burgo exótico onde medra , ombro a ombro, o moderno e o retrógrado, " alienistas turbinados modelo 2022 " , insanos , tresloucados, deslumbrados e desconectados com a realidade de um mundo novo , portando indumentárias negras, e não o imaculado jaleco branco dos filhos de Hipócrates, julgam - se donos da terra, calando , prendendo e esfolando qualquer indivíduo que desobedeça suas ordens , como expor seus pensamentos , especialmente em meios eletrônicos.
Surge , então, uma nova " Casa Verde " , no caso em epígrafe, uma " Casa Nigra " , como uma escuridão de noite sem lua nem estrelas : as trevas da loucura . A saída racional para tal imbróglio seria tombar o tal hospício, ou colocar correntes de ferro nos recalcitrantes alienistas turbinados de 2022.
Pode ser uma imagem em preto e branco
Anny Martins Buchholz, Carlos Alberto Cunha e outras 4 pessoas
3 comentários
1 compartilhamento
Curtir
Comentar
Compartilhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário