GEN – ÉTICA
Daljinder Kaur, uma indiana de 72 anos e seu cônjuge de 79
anos, depois de uma convivência marital de 46 anos , sem prole , se tornaram
pais de um garoto nascido há pouco . O
corajoso e sonhador casal foi submetido a um tratamento para infertilidade por
um período de 2 anos em uma clínica particular na Índia sob a orientação do
médico Anvrag Bishnoi . O garoto Arman nasceu pesando 2 quilos e evidenciando
boa saúde. Presume- se que tenha ocorrido um processo de fertilização in- vitro
com doação de óvulos.
A Índia, uma vez mais, assusta o mundo na área da ciência:
em 2008 envia à lua uma espaçonave não tripulada e no ano seguinte põe em
operação um submarino nuclear, ombreando- se a outras potências bélicas do
mundo. Sua gigante população superior a 1 bilhão de indivíduos, segundo
estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2050 será a maior nação
do mundo superando a China.
Segundo a História, Sara (líder ou princesa), esposa de
Abraão deu à luz a Isaque (riso ou filho da promessa) aos 90 anos de idade.
Certa feita, o Senhor apareceu a Abraão, em sua tenda:
- Sara, tua esposa, onde se encontra?
- Está na tenda.
O Senhor diz:
- Daqui a um ano voltarei
a ti e tua mulher Sara, dará à luz um filho.
Sara ouvindo a conversa, riu e disse:
- Na velhice terei ainda este prazer?
Fala o Senhor para Abraão:
- Por que se riu Sara? Acaso para o Senhor há cousa demasiadamente
difícil?
Sara, mentido respondeu:
- Não me ri.
O Senhor falou:
- Não é bem assim, é certo que riste.
Um ano depois, Sara deu à luz a Isaque, cujo nome significa
“ riso “. Sara viveu até a idade de 127 anos e foi sepultada em Hebrom.
Hoje existem vários protocolos relativos às Técnicas de
Reprodução Assistida (TRA) onde se analisam riscos x benefícios de tais
práticas. Segundo Leo Pessini, em Problemas Atuais da Bioética (2009):
“ A bioética não deve nem pode ignorar o processo
legislativo em curso nesta área. Mas um contexto complexo como este, implicando
sexualidade, reprodução, família, casamento, futuras gerações e o próprio
conceito de vida , traz desafios permanentes , e que se renovam , para o debate
sobre ética , ciência e política , bem como a reflexão bioética de modo geral
,que se deve manter aberta e permeável às vozes ativas no campo da reprodução
humana “
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