sábado, 3 de dezembro de 2022

 Complexo de Vira - Latas

A pura , santa verdade é a seguinte : - qualquer jogador brasileiro quando se desamarra de suas inibições e se põe em estado de graça, é algo de único em matéria de fantasia , de improvisação, de invenção. E só uma coisa nos atrapalha e , por vezes , invalida nossas qualidades. Quero aludir ao que eu poderia chamar de " complexo de vira - latas ".
Por " complexo de vira - latas" entendo eu a inferioridade que o brasileiro se coloca , voluntariamente , em face do resto do mundo. Isto em todos os setores , e , sobretudo no futebol.
Eu vos digo : - o problema do escrete não é mais futebol, nem de técnica, nem de tática. Absolutamente. É um problema de fé em si mesmo. . O brasileiro precisa se convencer de que não é um vira - latas e que tem futebol para dar e vender, lá na Suécia.
Uma vez que se convença disso , ponham - no para correr em campo e ele precisará de dez para segurar , como o chinês da anedota .
Insisto : - para o escrete, ser ou não ser vira - latas, eis a questão.
Excertos da Crônica " Complexo de Vira - Latas" , datada de 31de maio de 1958 , antes da Copa do Mundo na Suécia .
Autor : Nelson Rodrigues ( 1912 , Recife ; 1980 , Rio de Janeiro ) : escritor, jornalista, romancista , teatrólogo, contista , cronista de costumes e de futebol. Considerado o mais influente dramaturgo do Brasil . Sua vida foi permeada de um verdadeiro drama Shakespeariano .
" O Escrete Canarinho" em 2022 , no Katar :
" Ser ou não ser vira - latas , eis questão " .
Pode ser arte de cão
Lúcia Brandão, Tiago Matos e outras 4 pessoas
6 comments
1 compartilhamento
Curtir
Comentar
Compartilhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário