Luiz Alves de Lima e Silva ( Duque de Caxias )
Militar brasileiro , patrono do Exército Nacional, 1° Conde , 1° Marquês, 1° Duque de Caxias . Nasceu na Fazenda de São Paulo, Vila Estrela , Rio de Janeiro, a 25.08.1803 , e faleceu em Valença , Rio de Janeiro, a 7.05. 1880.
Aos 15 anos tornou - alferes, tendo cursado com brilho a Escola Militar. Em 1821, ascendeu ao posto de tenente . Tomou parte na campanha da Bahia contra as forças portuguesas que se negavam a reconhecer a independência do Brasil . Em 1825 , já como capitão, partiu para Montevideu , para dar combate ao revoltoso Lavalleja. Em 1839 , então no posto de Coronel, recebeu o governo da província do Maranhão , tendo conseguido sufocar a " Balaiada " .
Regressando ao Rio em 1841, foi logo solicitada sua ação para vencer os revoltosos da Província de São Paulo , da qual foi nomeado vice - presidente . Em seguida foi nomeado comandante em chefe das forças de operação no Rio Grande do Sul, conseguindo como tal , por fim à "Guerra dos Farrapos" .
Eclodindo a guerra do Paraguai , conseguiu desmantelar por completo a poderosa organização bélica do Paraguai.
Em 1880 , deu - se enfim , o repouso do nobre guerreiro , Duque de Caxias.
É difícil encontrar um homem maior que Caxias na história brasileira .
Ultrapassá - lo : impossível !
Em Pindorama 2022 , milhões de cidadãos , sem direito a vez e voz , vendo a Constituição de 1988 rasgada e pisada ao solo pátrio , espera a bravura de um novo brasileiro probo .
" - Um só, mas um leão . "
Numa fábula de Esopo , essa é a resposta da leoa à raposa que a ridicularizava porque tivera só um filho. Mais vale uma só pessoa forte e corajosa do que muitos covardes e larápios juntos .
É melhor viver um dia de leão do que cem anos de ovelha .
Nenhum comentário:
Postar um comentário