Edward Jenner , o Pai da Vacinação.
Edward Jenner ( 1749 - 1823 ) , veio ao mundo no dia 17 de maio de 1749 , em Gloucestershire, na Inglaterra, no seio de uma família de pastores protestantes. O pai , que era clérigo, enviou o filho às escolas da localidade para cumprir a instrução primária.
Desde cedo E. Jenner manifestou pendores pelo estudo da biologia , sendo encaminhado para ser aprendiz junto ao cirurgião Daniel Ludlow, como era comum à época.
Aos 21 anos de idade , Jenner, ingressou no St. George 's Hospital , de Londres, onde cumpriu aprendizado com o mais famoso cirurgião do momento , John Hunter ( 1728 - 1793 ). Como Hunter era eclético em temas diversos como , geologia, história natural e biologia , Jenner hauriu importantes informações nestas áreas.
Em 1772 , aos 23 anos de idade, Jenner diplomou - se em medicina pela Universidade de St. Andrew , sendo orientado por Hunter que retornasse a Gloucestershire, posto que o mesmo sendo da "roça " , não se adaptaria à vida na cidade.
No século XVIII, a varíola era uma das enfermidades epidêmicas com maior índice de mortalidade. Acredita - se que cerca de 60.000.000 de europeus se finaram de varíola entre os anos de 1700 e 1800. O único tratamento conhecido era de natureza preventiva , e consistia em inocular a uma pessoa sã, uma matéria infectada procedente de um paciente que contraíra a forma leve da doença ( a vaccinia).
Tal morbidade era transmitida do úbere da vaca para as mãos daqueles que praticavam a ordenha . Sabia - se que quem contraia a vaccinia ficava livre da temível varíola humana.
Era a sabedoria popular se antecipando ao conhecimento científico.
A varíola, doença antiga , e a história da vacinação, surgiram, originalmente ,em locais fora da tradição ocidental.
Os chineses costumavam colocar flocos de crostas da doença nas narinas de pacientes saudáveis com o fito de prevenir doenças.
Lady Mary Wortley Montagu, esposa de um embaixador britânico em Constantinopla , levou para Londres a prática de escarificar a pele com agulha que tinha sido submersa em uma ferida de varíola numa pessoa saudável visando uma vacinação.
Em 14 de maio de 1796 , Jenner coletou um pouco de secreção de uma ferida na mão de Sara Nelmes, portadora de varíola bovina ( forma leve , portanto) e com este material vacinou um garoto de 8 anos de idade , James Phipps . Dois meses depois , o mesmo menino foi inoculação com pus tomado de um virulento caso de varíola. E nada aconteceu com James Phipps.
Jenner repetiu a mesma experiência em cerca de 20 pessoas .
Em 1798 , Jenner lançou um artigo intitulado Investigação acerca das causas e efeitos da varíola e sua vacinação.
O autor recebeu infinitas cartas de elogios e outras tantas com ataques severos à sua pessoa. Nessa época, Jenner vacinou, com sucesso cerca 12.000 pessoas na Inglaterra, com retumbante sucesso.
O Parlamento Inglês o fez Cavaleiro ; Oxford concedeu - lhe título honorário; e dos Estados Unidos partiu uma delegação de índios levando presentes e agradecimentos ao herói Edward Jenner. Era o mundo aos pés do grande benemérito , e uma outra praga , a variola , sucumbindo ante o gênio de Jenner que faleceu em 24 de janeiro de 1833 , coberto de imorredoura glória.
Nenhum comentário:
Postar um comentário