Daniel Carrión , Um Mártir da Medicina
Daniel Carrión ( 1857 - 1885 ) , nasceu em 12 de agosto de 1857, na cidade de Cerro de Pasco , no território do Peru. Foram seus pais , Baltazar Carrión ( médico e advogado) , e Dolores Garcia Navarro.
Transferindo- se , posteriormente, com a família, para a capital Lima , onde em 1880 , o jovem Daniel ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade de San Marcos.
Logo estourou um conflito bélico entre Chile e Peru , tendo sido a Universidade de San Marcos ocupada por tropas chilenas. O acadêmico Daniel Carrión peregrinou por diversos hospitais prestando socorro às vítimas, onde tomou especial interesse em duas graves patologias : a " Verruga Peruana " , e a " Febre de Oroya " que grassavam entre trabalhadores de certa região do país.
Cursando o último ano da faculdade, Daniel Carrión, no dia 27 de agosto de 1887, numa atitude corajosa , própria de um jovem impetuoso , assistido por um médico, Dr. Evaristo Chávez, submeteu - se a uma auto - inoculação de sangue retirado de uma paciente portadora de " Verruga Peruana " . Pouco tempo depois , o doutorando Daniel Carrión abriu um quadro de febre, icterícia , dores articulares e insuficiência renal , que culminou depois de 39 dias de longo sofrimento com a sua morte no dia 05 de outubro de 1885 , aos 28 anos de idade.
Ao longo deste martírio, Daniel anotou , com minúcias, a evolução da doença.
Dizia ele : " - Se morro, não importa o sacrifício de minha existência se com ele presto um serviço à humanidade sofredora."
Hoje a " Verruga Peruana " , e a " Febre de Oroya " denominam - se Doença de Carrión.
O Dia Da Medicina do Peru é comemorado em 05 de outubro , em homenagem ao herói nacional Daniel Carrión.
Nenhum comentário:
Postar um comentário