Brasil, Um Imenso Hospital : Ontem X Hoje
"Vivemos tristemente em um país triste. As nossas desfeitas políticas e as nossas misérias administrativas cedo , apenas conscientes da vida nacional , nos envenenam as fontes de alegria, de onde deveriam haurir reservas de energias físicas e morais indispensáveis à nossa dignidade de povo independente... fora do Rio ou de São Paulo , capitais mais ou menos saneadas, e de algumas outras cidades em que a previdência superintende a higiene, O BRASIL AINDA É UM IMENSO HOSPITAL...porque a Pátria, que lhes negou a esmola do alfabeto, lhes pede agora a vida e nas mãos lhes punha , antes do livro redentor, a arma defensiva ".
Excertos de uma palestra proferida em 10 de outubro de 1916, por Miguel Pereira (1871 - 1918 ), médico sanitarista brasileiro, professor universitário e membro da Academia Nacional de Medicina do Rio de Janeiro .
Esta vigorosa mensagem patriótica exarada há mais de um século, ainda permanece atual e , penosamente , verdadeira. Continuamos como um grande e mal gerido hospital, cheio de puchadinhos feito às pressas, em lugares impróprios, com novas e furtivas mazelas: o "cancro medonho da corrupção", e uma fileira de infecções como , Aids, Dengue , Chikungunya, Zika, e COVID - 19.
Pindorama segue manietado, letárgico, assistindo aos três poderes republicanos se digladiarem em torpes pelejas.
Até quando ?
Pindorama segue manietado, letárgico, assistindo aos três poderes republicanos se digladiarem em torpes pelejas.
Até quando ?
Nenhum comentário:
Postar um comentário