O Bicho - Homem 2020
"Muita gente me diz que sou pessimista ; mas não é verdade, o mundo é que é péssimo. O ser humano se limita , na atualidade a "ter" coisas, mas a humanidade se esqueceu de "ser". Esta última coisa dá muito trabalho : pensar, duvidar, perguntar - se sobre si mesmo...""Temos na natureza muitas coisas contra as quais lutar , mas há um inimigo pior que todos os furacões e terremotos: o próprio ser humano. A natureza com todos os seus vulcões, terremotos , furacões e inundações não causou tantos mortos como a humanidade causou a si própria. Lutas de toda ordem; guerras religiosas, guerras de interesses materiais , guerras absolutamente absurdas e estúpidas como as dinásticas. Não há um raio de luz - para pôr a questão assim - que dê na cabeça das pessoas e as faça perceber que não se pode viver assim".
"Não há nenhuma dúvida de que a Terra acabará explodindo. Mas isso não é para amanhã. Porém precisamos é de um bom susto. Quem sabe assim acordamos para a ação redentora".
José Saramago (1922 -2010 ), Prêmio Nobel de literatura, cosmopolita , ateu, comunista, áspero, cético, inconformista, português, beligerante, incômodo, duro por fora , frágil por dentro.
Excertos do livro : As Palavras de Saramago , da Companhia das Letras, 2010 .
Nenhum comentário:
Postar um comentário