HERÁCLITO X
PARMÊNIDES: ANTÍPODAS
A tradição reza que a filosofia
ocidental teve seu início na Hélade ,
por volta do ano 580 a.C. , com Tales de Mileto ( 624 – 548 a.C. ) , um dos
sete sábios da Grécia . O período pré-socrático ou de formação da filosofia
grega vai do século VI ao século V a. C. onde predominam as questões cosmológicas.
No período seguinte chamado de
Apogeu ou Socrático predominam as questões
metafísicas . No período pós- socrático ou de decadência avultam as questões morais .
Heráclito de Éfeso ( 600 a 540 a.
C. ) :
Filósofo grego nascido em Éfeso,
próximo a Mileto, de família aristocrática, recebeu o apodo de “obscuro”, em
decorrência de sua enigmática forma de se expressar . Heráclito afirmava que no
universo a permanência não existe, e que a única constância é a mudança. Também
defendia que os três elementos constituintes do universo seriam a terra, o fogo
e a água. O fogo é o arché ou princípio
que controla e modifica os outros dois citados. O universo é um fazer – se, um
acontecer em perpétuo fluir (panta rei ) : todo o permanente e idêntico é pura aparência , à maneira que o rio em que
hoje me banho , só exterior e aparentemente é o mesmo de ontem : “ Não se entra
no mesmo rio , duas vezes , pois outras são as águas “ .
Apenas uma coisa permanece: a lei
da mudança, o destino que impera sobre tudo e que em sucessão idêntica e em
medida igual transforma uma em outras. A oposição e a luta dominam o mundo. A
luta é a mãe de todas as coisas . Porém,
toda oposição se resolve finalmente em unidade e em harmonia, como mostra a
alternativa regular de aperfeiçoamento e decadência no cosmo (Von Aster, Ernst,
1935).
Aspectos fundamentais da
doutrina:
1. A afirmação da unidade fundamental de todas as
coisas .
2. Todas as coisas estão em
movimento.
3. O movimento se processa
através dos contrários .
4. O fogo é gerador do processo
cósmico.
5. O logos é compreendido como
inteligência divina que governa o real.
6. O conhecimento sensível é
enganador e deve ser superado pela razão (Bornhein, G. A., 2010).
Fragmentos:
“Morto é tudo que vemos acordados;
sonho, tudo o que vemos dormindo”.
“Descemos e não descemos os
mesmos rios, somos e não somos”.
“A guerra é o pai de todas as
coisas e de todo o rei; de uns fez deuses e de outros, homens; de uns, escravos,
de outros, homens livres”.
“Prefiro aquilo que se pode ver
ouvir e entender”.
“Este mundo, igual para todos
nenhuns dos deuses e nenhum dos homens o fez; sempre foi , é e será um fogo
eternamente vivo , acendendo – se e apagando – se conforme a medida”.
“O caminho para baixo e o caminho
para cima é um e o mesmo “ .
Parmênides de Eléia (510 a 450 a.
C.):
Nascido em Eléia, na Itália Meridional.
Além de filósofo atuou como legislador e político . É conhecido por ser o primeiro
pensador a empregar o raciocínio dedutivo para justificar sua afirmação de que
qualquer coisa que possa se repensada e expressa em palavras, por definição,
deve existir. “O ser é, e o não ser, não é”. Nos fragmentos que tem chegado até
nós de seus cânticos, ataca violentamente o caráter humano, demasiadamente
humano das divindades. Invoca que o ser é uno, imutável, imperecível e sem origem.
Agrega a este pensamento que o ser e pensamento são uma só coisa .
Com relação ao filósofo Heráclito,
afirma- se que são antípodas (anti: contra; podos: pés), para estabelecer que
seguem percursos opostos .
Fragmentos:
“Pensar e ser, é o mesmo”.
“Pouco importa por onde eu comece,
pois para lá sempre voltarei novamente”.
“Necessário é dizer e pensar que
só o ser é; pois o ser é, e o nada , ao contrário , nada é: afirmação que bem
deves considerar”.
“Resta - nos assim um único caminho:
o ser é. Neste caminho há grande número de indícios: não sendo gerado, é também
imperecível: possui, com efeito, uma estrutura inteira , inabalável e sem meta
; jamais foi nem será . Pois é , no instante presente , todo inteiro , uno ,
contínuo “ .
Heráclito X
Parmênides:
1. Postura perante o mundo:
Heráclito: existe um devir perpétuo.
O mundo é cambiante.
Parmênides: Não existe devir. O
mundo é estático.
2. A verdade:
Heráclito: como consequência do
devir o caminho para a verdade não é um só e muda a todo o momento.
Parmênides: o caminho à verdade é
um só.
3. Visão sobre as coisas:
Heráclito: uma coisa pode ser e
não ser.
Parmênides: as coisas só são.
4. Oscilação entre contrários:
Heráclito: é de grande preocupação
para Heráclito. Intenta encontrar o porquê das mudanças: a lei natural que os
governa e dirige.
Parmênides: A filosofia de
Parmênides não compreende tal oscilação. O ser, único e verdadeiro, só é não muda.
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