quarta-feira, 29 de outubro de 2025

 Dia Nacional do Livro

" Um país se faz com homens e livros " . Regimes bárbaros que incitam a queima de livros terminam por eliminar também os autores dos mesmos . Aqueles que hoje jogam as pedras da intolerância contra a sublime figura de Monteiro Lobato ( 1882 - 1948 ) , certamente, coitados , não tiveram o privilégio de viajar no tapete mágico com personagens como Tia Nastácia, Marquês de Rabicó , Pedrinho e Narizinho, que percorreram o mundo inteiro formando uma legião de adultos livres de preconceitos e amoráveis.
A hidra do preconceito continua a nos atormentar a todos neste século XXI : contra negros , gordos , idosos , jovens , baixinhos , estrangeiros, deficientes ,migrantes e pedintes . Monteiro Lobato foi um Quixote a terçar armas com palavras em defesa da saúde pública, da exploração de nossas riquezas minerais, da difusão do livro num país inculto , e pelas liberdades democráticas.
" Fui um grande inquieto dos nossos destinos e pensei demais no Brasil" ( Monteiro Lobato ) .
" O livro é um mudo que fala , um surdo que responde, um cego que guia, um morto que vive " ( Padre Antônio Vieira) .
Os livros não matam a fome , não suprimem a miséria, não acabam com as desigualdades e com as injustiças do mundo , mas consolam as almas, e fazem - nas sonhar " ( Olavo Bilac) .
" Sempre imaginei que o paraíso fosse uma espécie de livraria " ( Jorge Luis Borges).
" Há aqueles que não podem imaginar o mundo sem pássaros, há aqueles que não podem imaginar o mundo sem água; ao que me refere, sou incapaz de imaginar um mundo sem livros " ( Jorge Luis Borges) .
" É para isso que servem os livros. Para viajar sem sair do lugar " ( Jhumpa Lahiri ).
Ponto Final !

Nenhum comentário:

Postar um comentário