O Primeiro Problema Nacional
" A educação do povo é o nosso primeiro problema nacional , porque o mais urgente; primeiro, porque solve todos os outros; primeiro, porque, resolvido, colocará o Brasil a par das nações mais cultas, dando -lhe proventos e honrarias e afiançando a prosperidade e a segurança; e , se assim faz - se o primeiro, na verdade se torna o único.
É dolorosa essa necessidade de repetir , monotonamente , a cada hora , que a maior riqueza de uma nação é o homem, o seu sangue, o seu cérebro, os seus músculos e que ela está fatalmente destinada à decadência, quaisquer que sejam os tesouros que encerre, quando o homem que a habita não os merece. É doloroso que, em pleno século XX, que ainda estejamos nesta casa a verrumar ideias e princípios que , 400 anos antes de Cristo, Platão, no seu diálogo com Clínias, achava axiomáticos.
" Ao romper do dia , as crianças devem se dirigir à casa dos mestres. Assim como os rebanhos, seja de carneiros , seja de outros animais, não podem dispensar os seus pastores , assim também as crianças, os seus guias : com esta diferença que de todos os animais é a criança o mais difícil de ser conduzido , tanto mais astuto , mais indócil e mais agressivo, quando traz em si um gérmen de razão que ainda não é razão. Forçoso pois , aplicar as crianças às letras desde a idade de dez anos , durante pelo menos três anos. " Aristóteles, o discípulo maior que o mestre, dirigiu essa espécie de aviso a todos os povos imprevidentes...: " Ninguém contestará que a educação deve ser um dos principais objetos do estudo dos governos, porque todos os estados que a desprezaram caíram em ruína. ".
Vinte e três séculos depois, o chefe da mais próspera nação sobre a face do globo, o presidente Coolidge, haveria de externar o mesmo conceito, não como a advertência do estagirita, mas com a serenidade de uma consciência desempenhada e o mais justo orgulho patriótico: " Não se admire ninguém de ver a América do Norte tranquila, enquanto o resto do mundo se empega nas tormentas. Esta glória a devemos aos nossos colégios e às nossas universidades ! ... Não há grande povo que não possua grande saber ."
Nós também seremos um dia um grande povo; mas , enquanto não chega a redenção do Brasil pela cultura de seus filhos, continuemos a gritar para todos os lados entre alternativas de fé e desalento, ansiosamente, pedindo socorro.
Pensai na educação, brasileiros ! ".
" O Primeiro Problema Nacional " , da autoria de Miguel de Oliveira Couto ( 1864 - 1934 ) : renomado médico clínico, professor e político brasileiro, considerado um dos maiores clínicos da história médica do Brasil. Graduado pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Foi presidente da Academia Nacional de Medicina , membro da Academia Brasileira de Letras , e deputado federal pela Assembleia Nacional Constituinte de 1934 .

Nenhum comentário:
Postar um comentário