O Gênio Millôr Fernandes
Milton Viola Fernandes ( 1923 - 2012 ) , ou Millôr Fernandes, um ícone da moderna cultura brasileira . Um humanista com uma cética visão do mundo. Um ser múltiplo e genial : poeta , humorista , jornalista , artista plástico, escritor , filósofo, teatrólogo, ator e tradutor .
" Só uma coisa preenche tudo - o nada ".
" Quem não lê é mais analfabeto do que quem não sabe ler ".
" Só conheço um afrodisíaco - mulher " .
" O primeiro homem Deus fez do barro. A primeira mulher Deus fez de uma costela do homem. Só o terceiro ser humano foi feito em conjunto , pelo homem e pela mulher, usando o instrumento próprio no lugar adequado ".
" O homem é a maior criação da natureza. Isso naturalmente , porque o cavalo não fala e o jumento não escreve nos jornais ".
" O homem é um bípede implume , para Platão; um bípede ingrato , para Dostoiévski; e um bípede inviável, para Millôr " .
E Millôr, como que prevendo o negro futuro da humanidade - vide a chacina de 2022 num país do Norte - caso o bicho - homem continue nessa tresloucada caminhada rumo ao Apocalipse Nuclear :
" A pomba plástica da tecnologia ( ao acabar a última guerra ) voa com um ramo ionizado de oliveira sobre os robôs que herdaram a terra . Mas o último gemido deste mundo não será do homem bombardeado , será o do robô ficando só, morrendo enferrujado.
E quando acabarem todas as guerras , o que é que eles vão fazer com o Prêmio Nobel da Paz ? " .
Nenhum comentário:
Postar um comentário