Jovita Feitosa : Uma Guerreira dos Inhamuns
Mundo , vasto mundo , complexo e incongruente . Existe um universo masculino e outro feminino ?. Bem não era para existir, pois somos uma só raça humana que medra num bólido chamado Terra , girando feito uma carrapeta neste multiverso.
Uma mulher que não aceitou passar em brancas nuvens pelo teatro da vida, e fincou Marcos de coragem e altivez, mesclando , harmoniosamente , o masculino e o feminino :
A cearense dos sertões dos Inhamuns , Jovita Alves Feitosa.
Jovita Alves Feitosa ( 1848 - 1867 ) , veio ao mundo na localidade de Brejo Seco , no sertão dos Inhamuns, Tauá, região do Ceará , que deu pouso à famosa guerra sertaneja de duas tradicionais famílias, os Montes e os Feitosas.
Seus pais foram , Maximiniano Bispo de Oliveira e Maria Alves Feitosa. Jovita ficou órfã de mãe com a idade de 12 anos , por conta de uma terrível epidemia de Cólera Morbo que grassou nos sertões do Ceará no ano de 1860.
À partir de então, em companhia de seu pai , seguiu para o município de Jaicós, no vizinho estado do Piauí, onde foi acolhida por um tio , Rogério, mestre de uma banda de música local.
A jovem Jovita percorreu sem a anuência de seus familiares, 70 léguas , a pé, em busca de Teresina , a capital da província , com vestes masculinas e cabelos cortados igual ao de cadete , portando um chapéu de vaqueiro.
Finalidade : apresentar - se no Palácio da Presidência , e oferecer seus préstimos como Voluntário da Pátria, na sangrenta e desigual Guerra do Paraguai ( 1865 - 1870 ).
Brasil , Argentina e Uruguai esmagaram as forças do General Solano López, do minúsculo e bravo Paraguai. Atrocidades e excessos foram cometidos de lado a lado, manchando a história da sofrida América Latina.
Jovita Feitosa , a garota cearense com feições bugres , mas bela , acaboclada e falar desassombrado tinha à época, 17 anos de idade. O Dr. Franklin Doria , Presidente do Piauí, de pronto aceitou a reivindicação da corajosa sertaneja, fato este ocorrido em 9 de julho de 1865. Assim , Jovita sentou praça recebendo as divisas de Primeiro Sargento.
Neste meio tempo , seu verdadeiro sexo fora descoberto numa feira livre da cidade onde seus seios foram palpados, e suas orelhas furadas, observados por uma moradora local.
Em 16 de setembro de 1865 , o Ministro da Guerra do Brasil , mesmo louvando o oferecimento da jovem cearense , indeferiu seu pedido , posto que , havia a proibição regimental, de mulheres como combatentes. Aos poucos minguaram as festas e homenagens que cavaram um fundo fosso na sensível alma da valente Jovita.
A nobre heroína dos rincões cearenses ficou- se em 1867 , aos 19 anos de idade , no Rio de Janeiro , e passou para a história figurando no panteão, ombreando - se a grandes nomes de nossa história, como Bárbara Heliodora, Maria Quitéria, Ana Nery e , Bárbara de Alencar .
Jovita Feitosa , uma luminosa estrela que continua a dar rumo a sonhadores peregrinos .
Nenhum comentário:
Postar um comentário