A heroína Laika - 1957
Laika , da espécie Canis lupus familiaris , uma cadela Vira - latas, nascida em 1954, uma mistura de husky com terrier, constitui o primeiro ser vivo a orbitar o planeta Terra. O histórico fato deu - se em 03 de novembro de 1957 , na cidade de Moscou , na União Soviética , com Laika ocupando uma nave espacial denominada Sputinik 2.
Posteriormente , tomou - se conhecimento que a triste heroína sobreviveu no espaço por poucas horas , morrendo em decorrência de superaquecimento, causado por uma falha no motor central do foguete R - 7. Depois de Laika , a União Soviética enviou cerca de 12 cães para o espaço sideral, dos quais 5 voltaram com vida.
Em 2008 autoridades russas inauguraram um Monumento à Laika.
No ocaso deste aziago ano de 2020 , na vigência da Pandemia de Covid 19 , surge uma vacina , a Sputinik V , oriunda da Rússia, baseada em uma plataforma de adenovirus humano. Relata - se que tal fármaco possui uma eficácia de 92 %. Os dados ainda não foram confrontados e tampouco publicados em periódicos científicos.
O mundo em compasso de espera aguarda com ansiedade a vinda de vacinas , sejam de origem russa , chinesa , inglesa , ou outras , confiando nos avanços tecnológicos da ciência moderna. Que assim seja !
"Amanhã e amanhã, e amanhã,
Chegando no passo impressentido de um dia após um dia,
até a última sílaba do tempo registrado.
E cada dia de ontem
Iluminou, aos tolos que nós somos,
o caminho para o pó da morte.
Apagai - vós, vela tão pequena !
A vida é apenas uma sombra que caminha , um pobre ator,
que gagueja e vacila a sua hora sobre o palco
e depois nunca mais se ouve. É uma história contada por um idiota, cheia de som e fúria,
significando nada."
Macbeth , William Shakespeare (1564 - 1616 ).
Nenhum comentário:
Postar um comentário