quinta-feira, 17 de abril de 2025

 Ruy Barbosa : Oração aos Moços

" Não há justiça , onde não haja Deus . Legalidade e liberdade são tábuas da vocação do advogado . Nelas se encerra , para ele , a síntese de todos os mandamentos . Não desertar a justiça, nem cortejá- la .Não lhe faltar com a fidelidade , nem lhe recusar o conselho . Não transfugir da legalidade para a violência , nem trocar a ordem pela anarquia . Não antepor os poderosos aos desvalidos , nem recusar patrocínio a estes contra aqueles . Não servir sem independência à justiça , nem quebrar da verdade ante o poder .
Não colaborar em perseguições ou atentados , nem pleitear pela iniquidade ou imoralidade .
Não se subtrair à defesa das causas impopulares, nem à das perigosas, quando justas . Onde for apurável um grão, que seja , de verdadeiro direito , não regatear ao atribulado o consolo do amparo judicial . Não proceder, nas consultas , senão com imparcialidade real do juiz nas sentenças. Não fazer da banca balcão , ou da ciência mercatura . Não ser baixo com os grandes , nem arrogante com os miseráveis. Servir aos opulentos com altivez e aos indidentes com caridade . Amar a pátria, estremecer o próximo , guardar fé em Deus, na verdade é no bem ...
Eia , senhores ! Mocidade viril ! Inteligência brasileira ! Nobre nação explorada ! Brasil de ontem e amanhã ?
Dai- nos o de hoje , que nos falta .
Oxalá não se me fechem os olhos , antes de lhe ver os próximo indícios no horizonte . Assim o queira Deus ! " .
Excertos de " Oração aos Moços " , da lavra do gigante Ruy Barbosa ( 1848 - 1923 ) . Político e e Jurista brasileiro . E a nação , outrora verde e amarelo , hoje rolando no despenhadeiro !
Quanta falta nos faz o gigante baiano !
Pode ser uma ilustração de hospital
Ver insights e anúncios
Todas as reações:
5

Nenhum comentário:

Postar um comentário