Ziraldo e Darcy : Noções de Coisas
Darcy Ribeiro e Ziraldo , em 1995 , lançaram o livro " Noções de Coisas " . Dois Gênios caboclos : Darcy , em 1997, aos 74 anos , partiu para o multiverso , e hoje , Ziraldo , aos 91 anos , segue ao encontro do parceiro Darcy.
" Vejo por aí muita criança perguntando e não vejo ninguém com paciência para explicar as coisas a elas . Dá pena . Sobretudo , das menininhas de voz esganiçada , perguntando : Por quê ? Para quê ? Por isso sou professor . Só peço que não me tratem de tio . Não sou tio de ninguém ( Darcy casou , mas não deixou prole ) . Sempre vivi de olho aceso , assuntando , querendo entender . Assim é que aprendi : observando . Li , também , muito almanaque e revista , e fui guardando na cabeça o que prestava . Estudo mesmo , estudei muito demais , mas aprendi pouco . Os sábios são muito minuciosos . Cada qual sabe lá sua coisinha e ignora todo o resto . E o resto é o mundo inteiro .
Há sábios para toda sorte de coisas . Sábios para bichos - os zoólogos ; sábios para plantas - os botânicos ; sábios para gentes - os etnólogos ; sábios para vinhos - os enólogos . Há também os sábios híbridos , que misturam sabedorias para ver se entendem melhor alguma coisa , como físico- químicos, os biofísicos, os geofísicos e outros .
Esses doutores formados , que falam com toda empáfia da sabedoria deles , não são sábios coisa nenhuma . Quase todos são uns ignorantes , como a gente mesmo , só sabem coisas lá da cuca deles , com que ganham a vida . Os advogados sabem como enrolar as leis para defender criminosos e ladrões. Vez por outra , defendem um inocente , também . Os médicos sabem algumas das doenças, mas ignoram as outras todas .
Às vezes , até penso que quem sabe mesmo é o povo , ou as pessoas que não sabem nada . Mas cada um se vira com o pouco que sabe para ganhar a vida . Se todos os sábios do mundo desaparecessem amanhã , não fariam muita falta . Se o povo acabasse , isso sim seria um desastre .
Trate de aprender tudo o que puder . Saber demais não ocupa lugar . Ignorância, sim . A sabedoria anda solta por aí, para a gente aprender o que quiser . Ela está menos nos livros que nos fazimentos .
Se o mundo fosse acabar outra vez , num dilúvio, o que faria o novo Noé da barca para salvar a humanidade ? Escolha você entre as duas soluções .
A primeira seria pegar dez sábios de cada profissão , formados em universidades , e levá - los para uma morraria deserta com seus livros e instrumentos de trabalho . A segunda seria catar na feira uns mil feirantes com suas mercadorias e carregar para o mato . Quem salvaria a humanidade ? "
Hoje , Ziraldo , segue para o Empíreo, onde encontrará , serelepe , Darcy Ribeiro , pronto para reinventar novas aventuras , agora sim , ad aeternum !
Nenhum comentário:
Postar um comentário