Argumentum ad crumenum
" O Brasil nas mãos de poucos - e para poucos . No Brasil , o povo não é soberano . Essa soberania foi sequestrada pelas oligarquias políticas e econômicas, e por toda a teia de apoio que elas criaram para se sustentar . O país vem sendo governado por uma sucessão de oligarquias . Com efeito , o oligarquismo é uma das mais dramáticas mazelas para o Brasil , isto desde a Proclamação da República . A partir de 1889 o país teve seis constituições e cada uma delas foi marcada pelos interesses da oligarquia vigente . A palavra oligarquia , de origem grega , literalmente significa " governo de poucos " . A característica marcante desse pequeno grupo de pessoas é a manipulação de leis , políticas sociais e econômicas para seus próprios interesses . Empenham - se em criar e manter seus privilégios em detrimento do país como um todo " .
Excertos do livro " Por Que o Brasil é um Pais Atrasado? , da autoria do nobre Luiz Philippe de Orleans e Bragança .
" Argumentum ad crumenum " ( Argumento da bolsa ) : quando os argumentos não convencem , o conteúdo de uma bolsa ( a velha grana que ergue e destrói coisas belas) , costuma ser altamente eloquente . No plano político - governamental , o crumenum assume formas variadas e apetitosas : liberação exagerada de verbas , viagens supérfluas ao exterior , isenção de impostos para alguns privilegiados .
Resta lembrar :
" Ultima ratio regum ( o último argumento dos reis , segundo Luís XIV , que era a boca dos canhões) . O pior é que a boca dos canhões nem sempre foi o último argumento , mas muitas vezes , o argumento inicial de algumas " autoridades loucas constituídas " .
" Ultra vires " ( Além dos poderes ) , quando uma autoridade , em vez de aplicar simplesmente a lei , acrescenta à lei poderes que ela realmente não tem , e via de regra , que jamais poderia ter sem se tornar , de fato , a negação da legalidade . Assim , muitas vezes , a polícia , quando prende um indivíduo, se julga no direito de espancá- lo , torturá - lo e até matá - lo . E o ultra vires se transforma em verdadeira instituição .
A Cleptocracia " governo de ladrões " , e a Plutocracia " governo dos ricos " , continuam brecando o avanço do caminho da humanidade .
Ponto Final .
Nenhum comentário:
Postar um comentário