Bracuvear - Um Medonho Pesadelo
Perdido e girando o pequeno bólido azul dito Terra , mediou um imaginário aglomerado de gente , numa extensão continental de chão , que outrora fora habitado por ferozes tribos indígenas . Em meio a avanços e retrocessos , hodiernamente desenha - se um tosco grupo de moradores , frutos do caldeamento de índios , degredados europeus e aborígenes africanos .
Situa - se o país em pauta , ao sul do equador , onde não existe o pecado .
Nome estrambótico, há que se convir . O distinto concidadão e leitor , enganou - se redondamente , ao pensar que tal palavra resulta da junção de : Brasil , Cuba , Venezuela e Argentina .
Bracuvear foi extraído do linguajar populacho e , simplesmente , significa furdunço , confusão, caos , Casa de Mãe - Joana .
O vigente regime desta imaginária nação , evidencia um forte apelo autocrático . No seu brasão distinguem - se , com clareza , uma foice , um martelo e uma rubra estrela fragmentada .
Cruz , Credo !
As três instituições basilares que norteiam o povo sofrido de Beacuvear , mostram - se atolados até o pescoço num lodaçal de desmedida corrupção . O atual mandatário do país ora descrito vive em viagens , falando pelos cotovelos , seguindo fielmente a cartilha emanada de caciques iletrados e de comportamentos nada éticos, daqui e dalhures .
E o povo ? : uma gente famélica , pouco alfabetizada , letárgica , dócil , presa fácil de malandros engravatados , das forças desarmadas e desalmadas , seguindo tristes e cabisbaixas feito bovinos rumo ao inevitável matadouro .
Por ora , cabe com o ouvido ao rés do chão caçar o longínquo troar dos canhões anunciando a chegada da Batalha do Armagedom.
Acorda , levanta - te e vai à luta , Jeca Tatu e Mané XiqueXique , que a esperança ainda não finou !
Nenhum comentário:
Postar um comentário