Um Tributo A Elza Soares
Elza da Conceição Soares , nasceu em 23 de junho de 1930 , na favela Moça Bonita no Rio de Janeiro. Filha do operário Avelino Gomes Soares e da lavadeira Rosária Maria da Conceição. Curtiu uma infância pobre, mas feliz de uma criança de morro, inclusive , trabalhando cedo equilibrando latas d'água na cabeça, como na famosa canção popular .
Aos 13 anos de idade , obrigada pelo pai , contraiu matrimônio com um jogador de cartas de nome Alaúrdes Soares, dez anos mais velho que ela . Aos 14 anos idade , Elza foi mãe de um menino que cedo morreu de desnutrição. O segundo filho, logo a seguir , também veio a óbito pelo mesmo motivo : fome . Outros rebentos , em série, foram colocados pelo jovem casal naquele ambiente hostil e pobre.
Aos 15 anos de idade, pesando menos de 40 quilos , Elza Soares compareceu a um programa de auditório na famigerada Rádio Tupi, " Calouros em Desfile " , comandado pelo compositor Ary Barroso ( 1903 - 1964 ) , aquele da icônica " Aquarela do Brasil " . Ao ser chamada ao palco, causou um certo alvoroço aquela figura miúda e desnutrida.
Ary : - O que você veio fazer aqui ?
Elza : - Seu Ary, acho que aqui a gente canta , né?
Ary : E quem disse que você canta ?
Elza : - Eu canto !
E mandou um petardo :
" Se quiser fumar , eu fumo , se quiser beber , eu bebo / não me interessa mais a ninguém/ se o meu passado foi lama / hoje quem me difama / viveu na lama também/ comendo a mesma comida / bebendo a minha bebida / respirando o mesmo ar / e hoje, por ciúme ou por despeito/ acha - se com o direito de querer me humilhar / quem foste tu ? / quem és tu ? / não és nada / se na vida fui errada/ tu foste errado também/ se eu errei , se pequei/ não importa / se a esta hora estou morta / pra mim , morreste também " .
Ary : - De que planeta você veio , garota ?
Elza : - Do planeta fome !
Ary Barroso, boquiaberto: - Senhoras e Senhores, neste exato momento nasce uma estrela !
Elza , radiante e altiva , retornou para o seu barraco no morro , de táxi, com o dinheiro suado do prêmio maior daquele programa de calouros. Tirara a primeira nota dez naquela vida de aridez de deserto. Em 1958, Alaúrdes, seu cônjuge, sucumbiu a uma fulminante tuberculose, a peste vestida de branco. A então jovem viúva de 28 anos deixa aos cuidados da mãe, seus filhos, e parte para cantar em boates e bares da noite , afinando a voz para vôos mais longos .
O início do sucesso veio com gravação de " Se acaso você chegasse ", de Lupicínio Rodrigues :
" Se acaso você chegasse/ no meu chatô encontrasse aquela mulher /que você gostou / será que tinha a coragem / de trocar nossa amizade / por ela que já lhe abandonou/ eu falo porque essa dona/ já mora no meu barraco/ à beira de um regato/ e um bosque em flor / de dia me lava a roupa / de noite beija - me a boca / e assim nós vamos vivendo de amor " .
Depois , foram se sucedendo um sucesso após o outro. Eram os tempos de bonança, até que enfim , batendo à sua porta. Aí apareceu o futebolista Mané Garrincha , " o anjo das pernas tortas ", na vida de Elza Soares , num tempestuoso romance , uma verdadeira tragédia novelesca .
Um dia , 20 de janeiro de 1983 , aos 49 anos de idade , Garrincha , encerrou seu périplo terreal.
Elza Soares , seguiu seu fado , " cantando para não enlouquecer " , segundo suas próprias palavras . Uma brava guerreira que perdeu sérios embates para a vida, mas , ao fim , tornou - se vitoriosa como " A grande dama da Música Popular Brasileira " . Um exemplo de fé, coragem e esperança!
Hoje , 20 de janeiro de 2022 , Elza Soares , aos 91 anos de idade, parte para um repouso merecido nas nuvens do multiverso , deixando já entre nós, um mundo de muitas saudades !
" Sorri / quando a dor te torturar / e a saudade atormentar / os teus dias tristonhos , vazios / sorri / quando tudo terminar / quando nada mais restar/ do teu sonho encantador / sorri / quando o sol perder a luz / e sentires uma cruz / nos teus ombros cansados , doridos / sorri/ vai mentindo a tua dor / e ao notar que tu sorris/ todo mundo irá supor / que és feliz ".
Ponto final !
"
Nenhum comentário:
Postar um comentário